sexta-feira, 5 de março de 2021

O Embaixador Carlos Antonio Moreno, que durante cerca de dois anos representou a Guiné-Bissau na Indonésia está de regresso ao país.

Foto com Sua Excelência senhor JOKO WIDODO PRESIDENTE DA REPUBLICA DA INDONESIA NA OCASIAO, DE TÊTE A TÊTE DE CERIMONIA DE ENTREGA DAS CARTAS CREDENCIAIS, QUE O ACREDITOU COMO EMBAIXADOR EXTRAORDINARIO E PLENIPOTENCIARIO DA GUINÉ-BISSAU NA REPUBLICA DA INDONESIA NO DIA 13 DE FEVEREIRO 2019.

No acto de despedida deste diplomata catorze (14) Embaixadores africanos acreditados e residentes em Jakarta (todos Embaixadores africanos) encontraram-se no 
HOTEL GRAN MELIA.

O Encontro foi ORGANIZADO PELO GRUPO DE EMBAIXADORES AFRICANOS NA INDONÉSIA para se despedirem de seu Colega Embaixador Carlos Antonio Moreno, da Guiné-Bissau.

Na ocasião o Decano de Embaixadores na Jacarta usou de palavras em nome de seus colegas enaltecendo as contribuições do Embaixador Carlos Moreno:

"É muito agradável para mim ter a sua honrosa e calorosa presença entre nós, permitindo-nos a ocasião de dar um abraço de adeus ao nosso irmão Sua Excelência o Embaixador Carlos Antonio Moreno, Embaixador da Irmã República da Guiné-Bissau.

Sao de esquerda para direita; 

1.Embaixador da Libia, 2. Embaixador Egipto, 3. Embaixador Tunisia 4. Embaxadora de Zimbabwe 

7. Embaixador Etiopia, 8. Embaixador Argelia na qualidade do decano, 9. Encarregada de Negócios a.i da Republica Federal da Nigeria, 10. Embaixador de  Seichelles,  11. Embaixador do Reino dos Marrocos, 12. Embaixador da Republica irma de Moçambique. 

Estava ausente:

13 Embaixador do Sudao que se fez representar pelo seu Encarregado de Negócios, e o 

14. Embaixador da Mauritania. 

O almoço decorreu no Hotel Grand Melia.

O Embaixador Carlos Moreno é diplomata de carreira, proveniente do Ministério das Forças Armadas para as Relações Exteriores de seu país, onde exerceu as funções do Chefe de Departamento da África; Diretor de Informação; Diretor de  Serviços de Protocolo;  Ministro Conselheiro na Embaixada em Moscovo; Embaixador na Argélia; Diretor-Geral de Protocolo de Estado; Chefe de Gabinete do Ministro das Relações Exteriores e Embaixador na Indonésia.

Ele se formou na Escola Nacional de Administração no Brasil, tendo a formação diplomática pelo Instituto Rio Branco no Brasil;

É Combatente da Liberdade da Pátria e também foi um Membro ativo do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde e um Pan-africanista profundamente ligado à promoção dos interesses de seu país e da África, aos quais serviu durante sua carreira.

O Embaixador Carlos foi para a Indonésia em 201 8 e ele fez o seu melhor para abrir a Embaixada, onde conseguiu estabelecer boas relações, não só com as autoridades indonésias, mas também com todos os diplomatas, incluindo aqueles pertencentes ao Grupo Africano de Embaixadores.

"Eu também gostaria de dizer que desde sua chegada em Jacarta, o Embaixador Carlos Moreno contribuiu muito para promover ação coletiva do nosso grupo como parte da implementação da dinâmica de cooperação e parceria estabelecida entre África e Indonésia e entre a ASEAN e a União Africana."

"O Embaixador Carlos terminou suas funções e nos deixará no sábado, 27 de fevereiro de 2021."

Assim, o Decano de Embaixadores exaltou que gostaria, em nome de todos seus colegas de se dirigir "ao nosso irmão Sua Excelência o Embaixador Carlos Antonio Moreno, Embaixador da Irmã República da Guiné-Bissau, meus votos fraternos e sinceros de saúde e felicidade pessoal."

Para finalizar, o Decano de Embaixadores em Jacarta agradeceu aos seus colegas pela atenção, tendo-os convidado para se juntarem para  foto de família como souvenir.

Posteriormente, em jeito de agradecimento e de gratidão, seguiu-se o:

DISCURSO DE DESPEDIDA DO EMBAIXADOR CARLOS ANTONIO MORENO EM JAKARTA, INDONESIA 25 DE FEVEREIRO DE 2021

- SUA EXCELÊNCIA SENHOR EMBAIXADOR EXTRAORDINARIO E PLENIPOTENCIARIO DA   REPÚBLICA ARGELINA POPULAR E DEMOCRATICA

- SUAS EXCELENCIAS SENHORA E SENHORES EMBAIXADORES E CAROS COLEGAS. 

Agradeço de fundo do coração por organizarem esta magnifica sessão de despedida em minha homenagem. No final deste mês estarei de partida para Guiné-Bissau.

Durante o período em que me foi dado a servir neste grande país, que é Indonésia, recebi do coletivo de Embaixadores inúmeros apoios e solidariedade de todos, particularmente dos que aqui se encontram. Agradeço grandemente a todos.

Ao ouvir o discurso acabado de pronunciar pelo nosso Decano só me resta inclinar e agradecer imensamente as sábias palavras saídas de um Embaixador de um país irmão da Guiné-Bissau. Alias, as amizades entre a Guiné-Bissau e a República da Argélia datam dos primórdios da nossa gesta libertadora.

A este propósito, permita-se-me abrir um parêntese para destacar o empenho dos povos da Africa do Norte e dos seus dirigentes, que em muito contribuiu para que pudéssemos ter a nossa identidade para que hoje possamos estar no concerto das Nações com os outros povos do mundo.

Assim, sem pretender ignorar os esforços de outros países da sub-região e da Africa em geral, queria destacar o papel desempenhados pelo Marrocos e Argélia no processo de libertação do povo da Guiné-Bissau. Neste particular, ocorre-me memorias da participação do então Embaixador da Argélia em Guiné Conacri, ao lado dos combatentes da liberdade da Pátria, para deter os assassinos do nosso Líder imortal e Fundador da nossa nacionalidade, Camarada Amílcar Lopes Cabral. 

Na altura, encontrava-se em Conacri o antigo Presidente da República irmã de Moçambique, que sem escolher a frente da batalha disponibilizou-se a assumir as funções de destaque, para moralização dos nossos combatentes abalados com o assassinato perpetrado pelas forças coloniais, apoiados pelos inimigos do nosso povo e da nissa liberdade.

Caros Colegas e Irmãos, aproveito assim, a agradecer ao Embaixador da Argélia pela  prontidão com que assumiu, para em tempo recorde juntar nesta mesa os meus eternos irmãos para “um até logo”, não estaria a exagerar ante os olhos de quem conhece a solidariedade existentes entre os nossos  povos. Por isso, devo parar aqui e limitar, simplesmente, a agradecer a todos aqui presentes por terem deixado o conforto de seus gabinetes e lares para este encontro de irmandade e desejar a todos muita saúde, longa vida e muitos sucessos no desempenho das difíceis, mas nobre e árduas tarefas, que certamente continuarão a exercer com sapiência e abnegação, em prol da consolidação das relações entre os nossos países Africanos e a Indonésia. 

Durante a minha missão aqui na Indonésia como embaixador, estabeleci, entre outros contribuir para o fortalecimento da colaboração entre as comunidades africana e Indonésia.

Para finalizar, desejo que o relacionamento entre a Africa e a Indonésia se expanda cada vez mais e que sejam cada vez mais fortes e unidas. E mais, desejo que um dia possamos reencontrar todos.

Que Deus, O Misericordioso e todo Poderoso nos Abençoe a todos e as nossas respetivas famílias. 

Viva a Unidade Africana !

Gratidão e muito Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário