sábado, 2 de janeiro de 2021

Haverá um Acordo Global, no imediato, sobre as Vacinas já existentes para a COVID-19?

Por Fernando Casimiro 

Haverá um Acordo Global, no imediato, sobre as Vacinas já existentes para a COVID-19?

Quem, que Organização, garantirá a Validação das diversas Vacinas anunciadas e em produção, bem como outras que se seguirão, em função dos critérios de exigências e reconhecimentos ou reprovações de Vacinas, tendo em causa os Interesses Económicos numa perspectiva Geopolítica?

Entre os produtores ocidentais, a China e a Rússia, sobretudo, quem garantirá um reconhecimento da vacinação numa perspectiva de mobilidade no tocante às viagens, face às vacinas administradas aos viajantes, em função dos seus países de origem e, obviamente, das vacinas que lhes forem administradas?

A União Europeia e os Estados Unidos da América, numa questão de Interesses, dos seus Interesses, reconheceriam sem reservas, certificados de vacinação COVID 19 a cidadãos de outros países do Mundo, se a breve trecho se justificar a apresentação de um certificado internacional de vacinação contra a COVID 19 para viagens internacionais, nos seus territórios, não sendo as Vacinas as validadas pela União Europeia e pelos Estados Unidos da América?

De igual forma a China, a Rússia e outros, produtores de vacinas para a COVID 19 e em defesa dos seus Interesses, aceitariam validar certificados de vacinação doutros Países, se estes não reconhecessessem suas Vacinas?

Entre o Científico, o Político e o Económico, há Intereses em causa e não são poucos...

GEOESTRATÉGIA!

África que continua a depender dos outros, será um "palco" de disputa importante nesta matéria, mas um alvo de risco face às consequências previsíveis e, ou, imprevisíveis, de experiências mal sucedidas ou adulteradas, de Vacinas produzidas para Regiões e Povos específicos. 

A China e a Rússia, certamente terão mais canais de distribuição de suas Vacinas em África, na Ásia e na América Central, e do Sul, por via das suas influências económicas, políticas e militares, a não ser que a União Europeia e os Estados Unidos da América, que certamente, não farão campanha credível e favorável das Vacinas produzidas na China e na Rússia, decidam boicotar ou hipotecar a Nova Indústria financeira e farmacêutica dos seus Países, que Apoiam obviamente e firmemente, e que sustentará doravante, as suas Economias, face a uma clara visão e ambição desmedida de Governações genocidas da Humanidade...

A União Europeia e os Estados Unidos da América aceitarão com naturalidade esta realidade, que, põe em causa os seus Interesses Económicos com base no "Sucesso do Lucro das Vacinas"?

Teremos uma nova "Guerra Fria" por causa da guerra concorrencial derivante do Negócio das Vacinas?

Quem poderá viajar de onde para onde; com que Vacina Certificada, face a uma Casa Global em que cada um impõe as suas regras, em função do seu espaço territorial...?!

Não creio, desculpem-me o realismo, que a Organização Mundial da Saúde consiga fazer/impor algo nesse sentido, a exemplo do que tem acontecido com outras Instituições das Nações Unidas em matérias de Interesse Global que nunca foram consensuais a Bem da Humanidade!

Tudo o que é oferta de Vacinas e outros meios nesta fase de emergência no combate à COVID 19 é importante para África, porém é preciso acautelar igualmente, os Interesses de África e dos Africanos.

Posso escolher sempre entre morrer à fome, ou morrer com a barriga cheia, em função da oferta que me é dada, mas não obrigada...!

Quem fiscalizará os lotes de Vacinas que serão certamente produzidas com detalhes/padrões, específicos, para África?

Sim, é uma preocupação, de um ignorante que quer saber o que desconhece, mas que não me sai da cabeça...!

Positiva e construtivamente. 

Didinho 02.01.2021

Sem comentários:

Enviar um comentário