quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé apelou esta quarta-feira a trabalho de equipa e mais dedicação dos quadros da Educação para alavancar o Sector.

Por Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé apelou esta quarta-feira a trabalho de equipa e mais dedicação dos quadros da Educação para alavancar o Sector.

O titular da pasta da Educação fez este apelo durante a reunião ordenária do Conselho Directivo alargado aos Directores Inspectores Coordenadores Regionais da Educação para proceder o balanço do primeiro trimestre do ano lectivo 2020/2021 e apresentar as orientações adicionais para o segundo período cujo arranque esta previsto para o dia 04 de janeiro de 2021.

Jibrilo Baldé exortou para o controlo rigoroso do funcionamento da educação no país e chamou atenção sobre as contratações em curso neste momento para colmatar as vagas existentes em diferentes escolas públicas da Guiné-Bissau.


O Ministro deixou claro que estará atento ao processo de contratações e assegurou será contratado somente o número estritamente necessário pelo que encorajou a colaboração dos Directores Regionais e Inspectores coordenadores para darem orientações claras e duras a estruturas regionais. 

Quanto ao Balanço todos os Directores Inspectores Coordenadores Regionais presentes na reunião consideraram o primeiro período do ano Lectivo 2020/2021 de positivo justificando as suas posições pelo facto dos serviços centrais do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior de por a disposição das estruturas regionais atempo o Calendário Escolar, Orientações Gerais e o Plano de Contingência que define claramente as formas de funcionamento da Educação neste período da Pandemia da COVID-19 que atormenta o mundo.

Os responsáveis Regionais da Educação regozijaram –se com rapidez na colocação de professores de novos ingressos em todas as regiões do país  facto que permitiu o funcionamento normal das aulas durante os primeiros três meses deste ano lectivo , mas pedem mais professores para colmatar as vagas ainda existentes em algumas escolas dos interior do país .

Quanto ao cumprimento das medidas sanitárias recomendadas palas autoridades sanitárias para prevenção e combate a covid/19 os responsáveis regionais da Educação enalteceram grandes apoios dos parceiros da Educação e a contribuição dos pais e encarregados de educação na aquisição de máscaras e produtos que permitiram assegurar o funcionamento normal e sem riscos de contaminação com covid 19 nas escolas nos primeiros três meses deste ano lectivo.


A única região em que o respeito das regras sanitárias quase não foi observada e a região de quinara conforme relatou o Inspector Coordenador da referida região.

Dificuldades de vária ordem foi relatada pelos responsáveis regionais da Educação desde falta de infraestruturas escolares adequadas, meios de locomoção, falta de fundos de maneio, giz e materiais didáticos.

Sobre os Materiais Didáticos o Director-Geral do INDE, Jorge Sanca, falou da reforma curricular no ensino Básico afirmando que os trabalhos estão bem avançados.

Sanca Informou que os novos manuais para o ensino Básico já estão na fase de impressão em final de Dezembro, os manuais estarão pronto para serem distribuídos nas escolas selecionadas como escolas pilotos de experimentação.

Em 2022 os manuais serão alargados para outros níveis da escolaridade 

para colmatar falta de manuais o responsável exortou a disponibilização dos pais em fazer cópias dos Manuais em uso neste momento para os seus educandos tal como acontece com as escolas privadas.

O Director-Geral da Planificação e Validação de Sistema de Educação, Engenheiro Mamadu Saliu Djassi apelou, por seu lado, o reforço da cultura estatística para alavancar o sistema.

Djassi alertou que as informações estatísticas são fundamentais para o desenvolvimento do ensino tendo exortado os inspectores a partilharem  dados com os Directores Regionais para serem encaminhados a GEPASE.

Por fim o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé agradeceu a contribuição de todos os quadros da Educação, Sindicatos, Confederações, Associações Estudantis, parceiros nacionais e internacionais, a sociedade civil e todos que de uma forma ou outra contribuíram para a paz reinante neste momento no sector do Ensino Público da Guiné-Bissau …

Jibrilo Baldé disse esperar mais colaboração e contribuição de todos para levantar definitivamente a Educação na Guiné Bissau.

Bissau 30 de Dezembro 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Sem comentários:

Enviar um comentário