sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ESTE REGIME É VOSSO, TRABALHEM PARA O SEU SUCESSO ... Gaio Martins Batista Gomes

Por  Gaio Martins Batista Gomes 

Quando este regime colocou postos elétricos espalhados pelo país com a finalidade de destribuir luz elétrica, ninguém me parabenizou por ter apoiado este regime para chegar ao poder.

Quando este regime através do ministro do Interior sr. Botcha Candé, melhorou as condições das instalações do Ministério do Interior e colaborou no combate aos roubos de gado na zona norte, ninguém me responsabilizou por esse feito.

Agora que este regime está a organizar a cidade de Bissau retirando viaturas abandonadas na via pública, restaurando a capital, ninguém me apontou o dedo.

Mas bastou que durante este regime, deputado, empresários e ativistas fossem agredidos, para que todos os meios de comunicação que uso para comunicar, fosse inundado de mensagem a me responsabilizar por ter apoiado este regime a chegar ao poder.

Bastou que o orçamento geral de estado ignorase a aposta na educação e na agricultura, para me culpabilizar das futuras consequências.

Por isso alerto a todos que apoiaram para que este regime chegasse ao poder, que temos obrigação de apoiar para que este regime seja um sucesso, caso contrário irenos carregar essa cruz por longos anos.

Que se engane quem pensa que os críticos ou os apoiantes do regime anterior não sabem quem apoiou este regime. Eles sabem muitíssimo bem e estão à espera das más realizações deste regime para nos as esfregarem na cara.

Todos os cidadãos tem a obrigação, independentemente de ser o regime da sua preferência apoiar para o seu sucesso, pois isso reflete no sucesso da Guiné-Bissau, mas os apoiantes deste regime, em especial o Colectivo Estamos a Trabalhar, tem responsabilidade acrescida neste regime que afincadamente lutou para que sua excelência General Umaro Sissoco Embalo fosse Presidente da República da Guiné-Bissau e que a coligação MADEM-G15, PRS e APU administrem o País.

Por isso meus caros dirigentes do Colectivo Estamos a Trabalhar, é bom que se organizem e dêm um passo para a frente de qualidade, pois este regime é vosso e é muito, mas mesmo muitíssimo cedo para desentendimentos. 

Assumam com maturidades tudo o que aconteceu até aqui, e criem canais de diálogo para um relacionamento sã, respeitoso e responsável. 

Aconselho a convocarem pessoas mais experientes que estiveram convosco nesta luta, com a finalidade de criar esses canais de diálogo, não se deixem consumir pelo ódio, imprudência e sentimento de "dono do mundo".

Está mais do que na altura de sairem das redes sociais e irem para o terreno, apoiando directamente no terreno o vosso regime, transformando o Colectivo Estamos a Trabalhar em uma instituição com personalidade jurídica e capaz de concorrer aos fundos que este regime com diversas parcerias vai criando.

Assumam categoricamente ser apoiante deste regime, nos momentos bons e maus, até ao fim do mandato.

Ficaram desapontados com agressão aos vossos ativistas? Nós também, estendemos a nossa frustração quando o deputado, empresário, e bloguista foram agredidos e vamos apelando à justiça e criticando actos de violência sempre. 

Todos estamos sujeitos a errar, ou pensavam que este regime iria ser perfeito? Claro que não, e era previsível para qualquer pessoa atenta que após a chegada ao poder de certos indivíduos, não se iria dar o reconhecimento devido aos seus parceiros, e para minimizar isso era aconselhável que o grupo assumisse uma postura política de exigência e não á espera do bom senso dos políticos. Isso passaria por agirem em blocos e não em pequenas partículas. 

Nem todos podem, nem devem ser chamados ao dirigismo do estado, mas há claramente alguns indivíduos entre vós, com contributos válidos a prestar ao país, que com uma acção concertada entre vós, tendo prioridades e capacidades de negociação, colocariam indivíduos com qualidade ao serviço da Guiné-Bissau e que vos representa. 

Indo cada um por sí, só quem tem cunhas é que vence.

 Mais erros vão ser cometidos, faz parte do projecto de desenvolvimento, mas com a participação de todos, podemos minimizar esses erros.

É hora de vos ver no terreno, vos ver a atacar sectores que o governo não consegue chegar, procurando parceiros para os vossos projectos, concorrendo a projectos. 

Se não o fizerem, os vossos opositores irão o fazer.

É bom vos alertar do seguinte: Este afastamento do PAIGC do poder, mesmo que venha tardiamente, irá obrigar o PAIGC a avaliar as críticas que anteriormente fizemos, mesmo não admitindo esses erros, eles os irão corrigir,  pois assim a sobrevivência exige. 

O PAIGC corrigindo os seus erros, restaurando a imagem do partido, podem contar com uma oposição qualitativa que irá saber negociar até com o diabo para chegar ao poder. 

Mais uma vez, acredito que esta competição irá resultar em melhores serviços prestados aos guineenses.

 O Governo e o presidente da República não podem fazer tudo, a sociedade civil tem que assumir o seu papel.

Este meu apelo, à ida para o terreno ao Colectivo Estamos a Trabalhar, é abrangente aos cidadãos particulares que apoiaram este regime e sentem que tem algo a dar á Guiné-Bissau.

ESTE REGIME É VOSSO, TRABALHEM PARA O SEU SUCESSO.

/ Gaio Martins Batista Gomes /

Sem comentários:

Enviar um comentário