O presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI), Ibrahime Kuibiert Coulibaly, prometeu esta sexta-feira (30.10) uma eleição livre, transparente e confiável ”na véspera de uma eleição presidencial que ocorre em um“ ambiente difícil ”Marcado por um período de“ campanha pontuada por lamentáveis incidentes e mortos ”.
Fazendo uma reverência à memória de todos os que ali perderam a vida e desejando uma rápida recuperação aos feridos, o presidente do CEI convida cada um dos marfinenses a exercer o seu direito cívico fundamental “, o de escolher o futuro presidente do República, na responsabilidade plena, na disciplina, calma e não violência ”, acrescentou.
Quase 7,5 milhões de eleitores são chamados às urnas este sábado, 31 de outubro de 2020, para “uma eleição presidencial, que constitui um ponto de viragem decisivo para a nossa democracia”, garantindo que todos os eleitores poderão votar livremente em todo o território nacional em cargos de votação, respeitando as 10 horas de votação, será aberta às 8h e encerrada às 18h.
“O mundo inteiro está nos observando. É nosso dever ser exemplares ”, afirmou Kuibiert Coulibaly que“ se compromete a tornar públicos e com toda a transparência, os resultados provisórios do voto, nos prazos previstos na lei ”.
Quatro candidatos concorrem, segundo a lista validada em 14 de setembro de 2020, pelo Conselho Constitucional. Dois dos quatro candidatos tiveram, durante duas semanas, a oportunidade de apresentar e explicar à população o seu projeto social e as suas ambições para o país, enquanto outros dois, denunciando irregularidades no processo eleitoral e apelaram à desobediência civil.
Por AIP
Sem comentários:
Enviar um comentário