quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Chefe de Estado-maior das Forças Armadas do Senegal, acompanhado pelo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau foi recebido pelo Presidente da República.

General Biramé Diop está em Bissau para assistir amanhã a cerimónia oficial de despedida da Força de Ecomib, instalada no país na sequência do golpe militar de 2012.
General Biramé Diop transmitiu ao Presidente Umaro Sissoco Embalo a mensagem de felicitação do seu homólogo Macky Sall, e garante que durante a estada em Bissau irá tratar também a questão de reforço da cooperação entre os dois países irmãos.



Fonte: RadioBantaba /Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional 

Leia Também:

Cooperação militar/CEMGFA do Senegal deseja  um futuro estável e de prosperidade à Guiné-Bissau

Bissau, 09 set 20 (ANG) – O Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas do Senegal desejou hoje um futuro estável e de prosperidade à Guiné-Bissau.

Birame Diop que se encontra de visita à Bissau para participar na cerimónia de despedida do contingente militar da CEDEAO,(ECOMIB) que terminou a sua missão no país, falava  aos jornalistas a saída de uma audiência com o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Disse que o Senegal, à semelhança de outros países da comunidade, enviou há oito anos, um contingente militar para participar na manutenção da estabilidade e segurança no país, na sequência do golpe de estado de 2012.

“Hoje esta missão chega ao seu fim e estamos satisfeito com os resultados alcançados pelos nossos camaradas militares de arma e ao mesmo tempo vamos deixar um país onde sentimos como se fosse as nossas casas, onde a população mostrou um grande espírito de hospitalidade e  nos servimos muito bem, ao lado
das forças armadas da Guiné Bissau”, afirmou o chefe de Estado-maior General  das Forças Armadas do Senegal.

Por outro lado, Birame Diop destacou a   existência de um  acordo de  cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal no domínio da Defesa e Segurança assinado em 1975 e disse que a delegação irá realizar uma visita de trabalho com as autoridades militares e civis do país para analisar não só acordo, mas também alguns aspectos que precisam de ser melhorados, sobretudo nos aspectos operacionais  para ver como podem resolver os problemas transfronteriços entre os dois países.

“ Falo da formação, sistema logístico, entre outros, que permitirão o reforço da capacidade das forças de Defesa e Segurança da Guiné Bissau e do Senegal. Portanto, é preciso trabalhar em conjunto”, disse Birame Diop.


Instado sobre o que as autoridades militares guineenses podem beneficiar de imediato das autoridades senegalesas, Birame Diop disse que na visita que irão realizar ao poder militar nacional vão discutir como um novo acordo de cooperação pode  garantir a segurança na fronteira entre os dois países. 

ANG/DMG/LPG//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário