Senhor Jean Claude Kassi BROU, Presidente da Comissão da CEDEAO;
Senhores Membros do Governo;
Senhor General Francis BEHANZIN, Comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comissão da CEDEAO;
Senhor Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e demais chefias militares;
Senhor General Birame Diop Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da República do Senegal;
Senhores Embaixadores, Representantes do Corpo Diplomático, Organismos e Organizações Internacionais acreditados na Guiné-Bissau; �
Distintos Convidados
Minhas senhoras e meus senhores
Permitam-me antes de mais, saudar todas as personalidades aqui presentes nesta cerimónia do fim da missão da ECOMIB na Guiné-Bissau.
Igualmente uma saudação dirigida aos meus pares membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental que no quadro da mediação do conflito político-militar que se registou no país em Abril de 2012, e com o objetivo de contribuir para a consolidação da paz e estabilidade política, deslocar uma força militar/paramilitar de interposição, denominada ECOMIB, estacionada no nosso país desde essa altura até a presente data.
Uma palavra de apreço as nossas forcas de defesa e segurança que decidiram de uma forma exemplar desde 2014 não se imiscuírem nas crelas política, permitindo assim o nosso país viver em paz e estabilidade.
Distintos Convidados;
Minhas senhoras e meus senhores;
Hoje estamos engajados em manter a paz no nosso país, demos sinais claros da vontade de mudar a página da nossa história política recente e encontrar o caminho para o desenvolvimento, e para isso conto com a participação de todos os guineenses.
Com o fim da missão da ECOMIB o nosso país testemunha este fato e agradece vivamente o engajamento de todos os países membros da CEDEAO, todas as delegações bem como as instituições sub-regionais pela assistência e pelos apoios.
Decorridos quase nove anos que a força da ECOMIB chegou ao nosso país, as autoridades e o povo guineense registaram com particular satisfação o comportamento exemplar por eles demonstrado, apesar de estarem longe dos seus familiares, amigos e os demais que lhes são próximos.
Estamos convictos de que os esforços por eles evidenciados durante todo este período e as experiências transmitidas, serão capitalizados e bem aproveitados pelas autoridades nacionais, e pela nossa Força de Defesa.
O país conta neste momento com um Presidente da República democraticamente eleito pelo povo, um Governo inclusivo e legitimado pelo povo, em plenas funções e com o Programa de Governo e o Orçamento Geral do Estado aprovados pela Assembleia Nacional Popular.
Portanto podemos afirmar que a Guiné-Bissau cumpriu com todas as fases previstas no roteiro proposto pela CEDEAO, inclusive no que diz respeito a revisão constitucional, cujos trabalhos já se encontram na fase final.
Apesar das conquistas ora mencionadas, a Guiné-Bissau continua a contar com o apoio e solidariedade dos seus parceiros de desenvolvimento, em particular a CEDEAO.
Distintos Convidados;
Minhas senhoras e meus senhores;
Antes de terminar quero aqui deixar o meu reconhecimento merecido aos países irmãos que contribuíram com essas forças em jeito de solidariedade. Aproveito igualmente para agradecer a União Europeia pelo apoio multiforme concedido.
E para terminar quero agradecer em nome do povo guineense e em meu nome em proprio, todos as forças da ECOMIB que estiveram no nosso país e desejar-lhes boa sorte para nova missão.
Embora em circunstâncias adversas, recebemos a todos vocês com a nossa simplicidade que caracteriza o povo guineense nesta Pátria de Amílcar Cabral.
Um bom regresso a casa fazendo votos que as vossas famílias se encontrem em ótimas condições.
Muito Obrigado!
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló
Sem comentários:
Enviar um comentário