segunda-feira, 4 de maio de 2020

Fonte: Aires Salla

Dr. Brandar Haijar 
Presidente do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento
O título parece ambos misteriosos e animado!

Para diminuir a confusão do leitor primeiro, o título está relacionado com o Projecto Saudita para a utilização da carne de Hajj. Simplesmente significa que no ano passado o Projecto foi capaz de matar cerca de um milhão de animais domésticos em 84 horas, e distribuí-los para os beneficiários que vivem em 27 países do mundo Islâmico. A distribuição iniciou com os pobres em Harém na área de Makkah. Este projecto pioneiro e proeminente foi lançado 37 anos atrás, precisamente em 1403H/1983 G.

O Banco Islâmico de Desenvolvimento foi honrado a geri – lo a favor do governo do Reino da Arábia Saudita. O projecto tem ajudado a facilitar o desempenho dos rituais, proteger o ambiente nos lugares sagrados de poluição e prevenir desperdício da carne através do abastecimento de carne para os pobres e os mais necessitados.

O fornecimento de alimentos aos pobres e esfomeados recebe uma atenção especial para o Reino da Arábia Saudita. Neste contexto, o Banco Islâmico de Desenvolvimento está a trabalhar com o Reino da Arábia Saudita para alargar o escopo do Projecto para incluir a luta contra a fome no Mundo Islâmico, especialmente a luz do forte aumento do número de pobres e esfomeados nos países membros do Banco Islâmico de Desenvolvimento.

O Banco Islâmico de Desenvolvimento foi seleccionado pelo Reino da Arábia Saudita para gerir este projecto, é uma Instituição de Desenvolvimento Financeiro Internacional estabelecido a 47 anos atrás sob a iniciativa do Reino da Arábia Saudita para fornecer apoio económico e social aos países membros e comunidades islâmicas nos países não membros.

Os seus membros incluem 57 países, 21 dos quais estão entre os menos desenvolvidos e menos países afortunados do mundo. Os países membros do Banco Islâmico de Desenvolvimento expandem-se aos quatro continentes, nomeadamente Ásia, África, Europa e América Latina.

As suas operações e actividades cobrem vastas regiões do mundo, da Indonésia, no Leste para Suriname no Oeste, e de Uzbequistão no Norte a Moçambique no Sul. O Banco Islâmico de Desenvolvimento serve 1.7 bilhão de muçulmanos, isto é um em cada cinco pessoas no mundo. O Reino da Arábia Saudita é o maior financiador do capital do Banco Islâmico de Desenvolvimento, com aproximadamente 25% do capital. O Banco Islâmico de Desenvolvimento tem garantido o maior crédito rating das três maiores agências de rating internacionais, e goza de uma grande credibilidade a níveis locais, regional e internacional.

Antes do projecto, os animais domésticos era mortos e jogados em Mina entre o campo e a estrada. A noite os veículos da municipalidade ou o Amamat AL-Asimah colectiva a carne e enterrava ou queimava – a. Existem fotografias, filmes, artigos e novelas deste período demonstrando a escala do solo, ar água suja e o cheiro persistente dos animais mortos em Mina quase meses após o fim do Hajj.

O Governo gastava cerca de 20 milhões de Ryals para fazer buracos e valas para acomodar estas carcaças.
Contudo, após a emissão da Factura que autoriza o uso de carne de sacrifício para a distribuição aos pobres de Harém bem como entre os muçulmanos pobres. O Reino estabeleceu este proeminente projecto. No primeiro ano do projecto, 63.000 animais foram mortos, e o número continuou a aumentar com o aumento do número de peregrinos até quase chegar um milhão no ano passado. 

A distribuição da carne aos pobres de Harém começa no primeiro dia do sagrado Eid-Al-Adha e o embarque para países muçulmanos começa no primeiro dia de Muharram. Além disso, a carne é distribuída dentro do Reino, através de 250 instituições de caridade que estão acreditados pelo Ministério de Função Pública e Desenvolvimento Social e que dispõem de frigoríficos para preservar a carne e congeladores para transportá-los para os merecidos beneficiários.

Quando a Pandemia de Corona emergiu no Reino, o Projecto participou na campanha lançada pela Sua Alteza, Príncipe Khaled Al-Faisal, o Governador de Região de Makkah, Birram Bi Makkah para ajudar os mais necessitados. O projeto em parceria com instituições de caridade, Associações de Bairros e Awqaf em Makkah Al-Mukarramah, distribui 15.000 carcaças ou 150.000 kg de carne; cerca de 13.000 carcaças foram também distribuídas para várias instituições de caridade dentro do Reino.

O montante total da carne sacrificada distribuída desde o início do projecto até época de 1440H atingiu aproximadamente 33 milhões de animais domésticos para aproximadamente 100 milhões de pessoas do mundo muçulmano.

O projecto é supervisionado por dez Agências Governamentais: O Ministério do Interior, Ministério das Finanças, Ministério dos Assuntos Islâmicos, Chamadas e Orientações, o Ministério da Justiça, o Ministério de Municípios e Assuntos Rurais, o Ministério de Hajj e Umrah, o Ministério de Ambiente, Água e Agricultura, o Ministério de Trabalho e Desenvolvimento Social; Makkah Al-Makaramah, de Autoridade de Desenvolvimento e a Tutela de duas Mesquitas sagradas, Instituto de Hajj e Pesquisa Umrah.

O apoio do Reino da Arábia Saudita ao projecto é ilimitado. No contexto de facilitação de desempenho de rituais e a expansão do papel do projecto em abastecer alimentos para os pobres muçulmanos o Reino alocou mais de 2 bilhões Reais para estabelecer novos matadouros equipados com um sistema automático integrado para esfolamento e limpeza da carne, corte transporte, empacotamento, conservação, distribuição e enlatamento, bem como uma central de energia renovável, uma fábrica de tratamento de águas de drenagem e um complexo central para acomodar 1,5 milhões de carcaças, com a possibilidade de ampliar a capacidade local para cerca de 5 milhões de carcaças. Isto sob a orientação de custódia das duas Mesquitas sagradas o Rei Salman Bin Abdulaziz e a Sua Alteza Mohammed Bin Salman-que Deus lhes protejam.

Estudos e designs foram preparados e oferecidos para o lançamento de concurso. Outras formas de apoio do Reino ao projecto incluem a execução de mais de 20.000 projectos de emprego, taxas de visto, apoio de factura de animais domésticos, e além de outras formas de apoio.

A gestão do projecto está a trabalhar com a estratégia do Banco Islâmico de Desenvolvimento e o departamento de transformação para preparar um estudo compreensivo para alargar o papel do projecto para ser uma das ferramentas do Reino de Arabia Saudita para lutar contra a fome no mundo muçulmano. Alguns países membros estão a sofrer de fome e de acordo com Índice Global de Fome, o número de pessoas com fome está a aumentar, particularmente nos países africanos a sul de Sahara e a Asia de Leste resultantes da guerra, conflitos armados, secas, mudanças climáticas e propagação de doenças e epidemias. Também o número de pessoas que morrem de fome está a aumentar. Portanto, o projecto lançou um número de programas, tais como a Caridade, Sacrifício de Nascimento e Programa de Boa Vontade (Will Programme), com o objectivo de aumentar o número de gados distribuídos entre os pobres e os necessitados que sofrem de fome. O Programa de Boa Vontade (Will Programme) permite a pessoa assinar o contrato com o projecto para a alocação de um certo montante de dinheiro para um número de anos para o projecto sacrificar animais para o Restante após a sua morte.

Aproveito a oportunidade do mês sagrado de Ramadã para convidar os meus irmãos e irmãs nos países membros do Banco Islâmico de Desenvolvimento e em comunidades muçulmanas nos países não membros para ajudar a apoiar o projecto através da participação em vários programas. O objectivo é aumentar o número de animais que estão a serem usados para que o projecto possa atingir maiores números de beneficiários merecedores. Será o Allah o todo-poderoso que vai recompensar aqueles que ajudarem o projecto a lutar contra a fome no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário