domingo, 15 de março de 2020

;; ADEUS COTA SOLA;; HOMENAGEM AO ENG. SOLA NQUILIN NA BITCHITA

Por: mago yanick aerton

Cada vez que desaparece fisicamente um dos homens novos com que o nosso imortal líder AMÍLCAR LOPES CABRAL sonhou e formou, lembramo-nos desse grande génio, considerado um dos mais influentes líderes do Séc. XX.

SOLA NQUILIN NABITCHITA, cujo nome, para muitos, começou mal e terminou mal, por não ter conotação ocidental, como por exemplo, JOAQUIM ANDRADE, JOSÉ MANUEL BARBOSA, VICTOR CRUZ ou PEREIRA. Quando é que um Guineense com esse nome teria a oportunidade de ir a escola até ao ponto de se formar como Engenheiro Agrónomo, com o gau de mestrado?

Djarama Cabral! Djarama Abel Djassi! Djarama Combatente da Liberdade da Pátria!

Neste momento de dor e de consternação, não podia de forma alguma deixar de render esta singela homenagem ao patriota que tombou de arma na mão em defesa dos nobres ideais e princípios por que morreu o memorável líder AMILCAR LOPES CABRAL e mais tarde o Dr. KOUMBA YALA.

COTA SOLA, um dirigente e combatente pela democracia e o desenvolvimento do país que o viu nascer, a Guiné-Bissau, a Guiné-Bissau dos Combatentes da Liberdade de Pátria.
COTA SOLA partiu muito cedo, partiu no momento que a Guiné-Bissau, o PRS e a democracia pela afirmação da qual lutou mais precisavam da sua contribuição. Assim não entendeu o Altíssimo, mas o COTA SOLA que foi, é SOLA físico, porque deixou um legado e esse legado será preservado, enquanto nos vários partidos e na sociedade civil existirem jovens comprometidos com o futuro deste martirizado povo.

Os ideais e princípios porque lutou o Sola não ficarão letra morte porque esta juventude que agora está a ascender ao poder político, vai certamente jurar defendê-los para que do altar onde estará no Reino do Todo Poderoso, o COTA SOLA se sinta reconhecido por aquilo que de bom trouxe a política, desde o advento do multipartidarismo em 1992 até ao dia em que foi responder ao seu Dono.

COTA SOLA é um exemplo de integridade e de patriotismo, e um exemplo as seguir por esta juventude. COTA SOLA é um dirigente incorruptível e sempre se insurgiu contra a corrupção e todos os outros males ou práticas que têm mantido a Guiné-Bissau no estado de atraso em que se encontra.

Se o COTA SOLA fosse corrupto, como muitos dos dirigentes de todos os horizontes político-partidários, que hoje ostentam sinais de riqueza, através de construções de mansões e a criação de negócios com dinheiro de proveniência duvidosa, ele teria também hoje bombas de gasolina, mansões etc. etc..

Mas, apesar de saber que subtrair aquilo que a todos pertence e construir o seu pequeno império financeiro não é pecado nenhum na pátria de Cabral, devido a impunidade e o laxismo, o COTA SOLA preferiu comportar-se como um dirigente íntegro com alto sentido patriótico, a exemplo de dirigentes como ex-PM ARTUR SANHA, a quem ninguém pode apontar o dedo.

Camarada SOLA, descanse em paz no mundo da verdade e da pureza, nós estamos atrás, na certeza porém de que um dia vamo-nos encontrar, pá no lembra kil bons tempos cu no passa djuntu nês mundo di mintida cu di falsidade!

A FAMILIA ENLUTADA, ÀS MINHAS CONDOLÊNCIAS E AS DOS DEMAIS HOMENS E MULHERES QUE TÊM A GUINÉ-BISSAU NO CORAÇÃO!

P.S.: O exemplo constante no segundo parágrafo deste artigo é para lembrar aos Guineenses sobre as responsabilidades que pendem sobre os nossos ombros, e sobretudo aos membros deste Governo de que a prioridade é de trabalharem para reconciliar os Guineenses, promover a boa governação na perspectiva do desenvolvimento e o bem-estar das populações. Numa palavra, servir não servir-se do cargo do Estado para outros fins que não sejam aqueles para os quais foram escolhidos e não submetidos a concurso.

A melhor homenagem que o novo poder político pode render ao COTA SOLA é de não defraudar as expectativas dos Guineenses, combatendo sobretudo a corrupção.

DESCANSE EM PAZ, CAMARADA SOLA!
REST IN PEACE!
VOU OBSERVAR UM LUTO DE 24 HORAS PELO FALECIMENTO DESTE GRANDE COMBATENTE, E PEÇO A COMPREENÇAO DOS MEUS SEGUIDORES.
PEACE AND LOVE!

Sem comentários:

Enviar um comentário