segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O Presidente da República, José Mário Vaz, preside esta manhã, às 10h, a cerimónia de assinatura do Código de Conduta e Ética Eleitoral e também um Pacto de Estabilidade Política e Social pelos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas de 10 de Março.


O objetivo do código de conduta e ética eleitoral é o de contribuir para que as eleições legislativas decorram num clima de paz, tolerância política, com respeito pela legalidade democrática, incluindo a aceitação dos resultados eleitorais.

Os dois instrumentos serão rubricados no parlamento guineense pelas 10:00, num ato que será testemunhada por representantes da comunidade internacional, organizações da sociedade civil e membros do Governo, liderado por Aristides Gomes.

Entretanto, os três sindicatos dos professores confirmam que vão entregar nesta manhã, um novo pré-aviso de greve ao Governo, anunciando uma nova paralisação a partir de quinta-feira, até 7 de Março. Convocam, assim, uma greve de 16 dias. De acordo com os professores após a entrega do pré-aviso, automaticamente fica sem efeito o memorando assinado em janeiro com o Executivo.

Por sua vez, as organizações estudantis suspenderam todas as manifestações previstas para esta segunda-feira, alegando que há mão invisível que pretende aproveitar-se dos alunos para criar instabilidade e caos no país. A Carta 21 fez saber que vai mudar de estratégia nas reivindicações.

Esta manhã a capital acordou com uma forte presença das forças de segurança nos pontos estratégicos que dão acesso ao centro de Bissau. Homens fardados e armados estão nas rotundas das estradas de Bissau para manter a ordem pública, já que circula informações de que "a mão invisível" está a mobilizar jovens para protestos nas ruas.


Os 21 partidos políticos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça para participar nas eleições legislativas na Guiné-Bissau, marcadas para 10 de março, assinam hoje no parlamento um compromisso pela paz e tolerância política no período eleitoral.


O código de conduta e ética eleitoral vai ser assinado na Assembleia Nacional Popular na presença do Presidente da República, José Mário Vaz, e dos representantes das organizações internacionais presentes no país.
                                                  Assistir Vídeo Aqui
Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário