Bissau, 01 Out 19 (ANG) - As aulas nas escolas públicas já retomam em pleno, mas com edifícios em más condições e salas de aulas alagadas pelas águas da chuva.
Segundo o que constatou o repórter de ANG esta terça-feira, nos três maiores liceus da capital Bissau, nomeadamente Liceu Kwame N`krumah, Agostinho Neto e Rui Barcelos da Cunha, tanto os professores como os alunos compareceram para a continuidade do ano lectivo, por forma a recuperar o tempo perdido devido às sucessivas greves dos professores desencadeadas logo no início do ano lectivo.
O diretor do liceu nacional Kwame N`krumah Carlitos na Lama disse que em duas semanas de retoma das aulas a presença dos alunos aumentaram nas salas, apela aos pais e encarregados da educação para mandarem seus filhos para escola.
Lamentou as más condições física do edifício, salientando que pode causar constrangimentos em algumas salas quando chove, por causa de ventos.
Lama pediu a intervenção do governo no sentido de reabilitar as infra-estruturas escolares.
Por sua vez, o aluno do décimo ano do Liceu Agostinho Neto, Fernando Djata disse que estão a assistir as aulas normalmente e que hoje de manhã nos cinco tempos entraram três, enquanto que, Muscuta Paulo Mendes do Liceu Rui Barcelos da Cunha também afirmou que assistiram hoje os quatro tempos.
Durante as andanças a repórter constatou que nos três liceus algumas salas de aulas estão com telhados perfurados e janelas sem qualquer proteção.
O ano lectivo 2018/2019 ainda em curso deve terminar em dezembro, para em janeiro se iniciar o ano lectivo 2019/2020.
ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário