Baghdad Bounedjah apontou o tento que deu o triunfo à Argélia na final do CAN 2019.
Suhaib Salem/Reuters
A Argélia é o vencedor do Campeonato Africano das Nações de futebol que decorreu em território egípcio. Os argelinos derrotaram o Senegal por 1-0 no Estádio Internacional do Cairo, na capital egípcia.
Argélia é o novo Campeão Africano, sucedendo aos Camarões que tinha conquistado o título em 2017. Numa final com pouco espectáculo o vencedor acabou por ser o mais oportunista durante os 90 minutos.
A Argélia entrou melhor com um tento logo aos dois minutos de jogo apontado pelo avançado Baghdad Bounedjah. O remate foi desviado por um defesa senegalês, Salif Sané, que acabou por enganar o guarda-redes Alfred Gomis.
A Argélia estava por cima no encontro, mas os senegaleses, apos o golo, começaram a aparecer e a criar algumas oportunidades de perigo junto à baliza de Rais M´Bolhi. No intervalo permanecia o 1-0 para os argelinos.
A segunda parte acabou por ser completamente dominada pelos senegaleses visto que a Argélia geria a sua vantagem. Os ‘Leões da Teranga’ criavam oportunidades com a estrela do Liverpool, Sadio Mané, mas não conseguiam ser perigosos juntos à baliza de Rais M´Bolhi.
As ‘Raposas do Deserto’ resistiram isto apesar de uma grande penalidade ter sido assinalada contra a Argélia, mas o árbitro, após ter utilizado o vídeo-árbitro, decidiu que a mão na bola de Adlène Guédioura não foi de forma voluntária aos 59 minutos de jogo.
Apesar das numerosas tentativas o Senegal não empatou o encontro e acabou por perder por 1-0 frente à Argélia. Segunda final e segunda derrota para os senegaleses numa final do CAN, como decorreu em 2002 frente aos Camarões.
Argélia é o novo Campeão do continente africano, vencendo pela segunda vez o título continental que já tinha conquistado em 1990 frente à Nigéria, em território argelino.
O primeiro Campeonato Africano das Nações com 24 países, contou com duas selecções lusófonos: Guiné-Bissau e Angola, terminou com um triunfo argelino no território dos Faraós.
pt.rfi.fr
Sem comentários:
Enviar um comentário