sábado, 20 de julho de 2019

CASA REAL - Malásia. Rei que renunciou ao trono por amor divorcia-se ao fim de sete meses

Em novembro casou com uma ex-modelo russa de 26 anos numa cerimónia discreta. Em janeiro renunciou ao trono por amor. Agora, Mohamed V de Kelantan está divorciado.


Em janeiro deste ano, Mohamed V de Kelantan (49 anos) renunciou ao trono da Malásia por amor, depois de se ter casado em segredo com Rihana Oksana Voevodina, ex-modelo russa de 26 anos. Sete meses depois chegou o divórcio, segundo noticia a imprensa daquele país.

O monarca que reinou até ao princípio de janeiro casou-se com uma ex-modelo russa, conhecida quase exclusivamente por ser Miss Moscovo 2015. O casamento resultou de uma cerimónia privada no estrangeiro e aconteceu em novembro último sem qualquer aviso prévio. A união que, segundo o El País, tem tanto de polémica como de misteriosa terminou por causas desconhecidas depois de um filho em comum. Especula-se que a rutura não terá sido amistosa.




De acordo com a imprensa daquele país, o par divorciou-se no passado dia 1 de julho e há relatos de que o divórcio realizou-se da forma mais severa prevista na lei islâmica, o chamado “triplo talaq”. Ou seja, basta que o marido repita a palavra “talaq” três vezes para que a separação se concretize de imediato. Alguns países muçulmanos como o Paquistão proibiram esta prática de modo a proteger os direitos das mulheres.

A conta de Instagram da ex-modelo incomodou desde o início a família real da Malásia, mas a polémica estalou verdadeiramente quando, meses depois do casamento, foram divulgadas imagens da participação de Rihana num reality show russo, onde se vê a ex-modelo a ter relações sexuais com outro homem. O escândalo, assegura o El País, foi o principal motivo da renúncia ao trono. Mohamed V de Kelantan foi o primeiro rei na história moderna da Malásia a fazê-lo desde que o país se tornou numa monarquia parlamentar. A esta polémica junta-se o facto de o filho do casal ter nascido a 21 de maio deste ano, seis meses após o casamento.



Nenhum dos dois quebrou o silêncio sobre a situação, mas o Palácio de Kelantan divulgou um comunicado oficial no qual pede à imprensa que não se refira a “certos indivíduos” com títulos reais.

No mesmo dia em que foi tornado público o divórcio do casal, a ex-modelo partilhou na respetiva conta de Instagram um vídeo onde ambos, num tom documental, relatam a sua até então história de amor.



observador.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário