sexta-feira, 28 de junho de 2019

OS DEPUTADOS DA DITA MAIORIA PARLAMENTAR DESMERECEM O POVO GUINEENSE E SEMEIAM A INSTABILIDADE , O ÓDIO, CAOS E A DESORDEM NO PAÍS E EM FLAGRANTE DELÍTO. TODOS INCORREM NA PERDA DO MANDATO


Por Joaquim Batista Correia

Como possivel um Parlamento a "ferro e fogo com Murros e Pontapés " e ainda com a Mesa em Construção se arroga o direito em convocar uma Sessão Parlamentar, contrariando as normas Regimentais e a sagrada Constituição da República da Guiné- Bissau para Descutir e Deliberar Resoluções sobre a dita ilegitimidade do PR ?

Tratar- se -á de Provocação ou de vãs Manobras Maquiavélicas empregues desde os prenúncios da indepedência aos primórdios do Sec. XXI ?

SEJA QUAL FOR O MOBÍL, ESTAMOS MAIS UMA VEZ A BEIRA DO CAOS E DA DESORDEM contrários aos sagrados anseios e aspirações do meu Povo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ou está-se a tentar desinformar os menos cautos com este panfleto aqui comentado, ou é fruto de uma ignorância gritante da parte do seu autor. Porque o ato executado pelos Deputados da Nação, ontem (27.06.2019) na ANP bissau-guineense, pertencentes a atual Coligação da Maioria Parlamentar (54/102), foi e é híper acertado. Contem todos os ingredientes de vir ser registado como um dos mais acertados atos históricos da nossa jovem Democracia. Por isso, todos os Deputados tendo assim agido estão de parabéns. O que significa de outro lado, que, legal, constitucional e procedimentalmente, ninguém deles incorre nenhum “perigo da perda do mandato”.

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilustre Sr. Mané,

      Vocês com certeza viu neste meu presente “post” e em muitos outros “posts” e textos que tenho vindo a publicar nas redes, de que, o debate democrático não é e nem se baseia para mim nos INSULTOS (koba mal), MEXERICOS (rui), CALÚNIAS (raini), TROÇAS, DESABAFOS, DIFAMAÇÕES e não-se-quê mais. Não!

      Porque para isso, para se, por exemplo, DESABAFAR INSULTANDO, não é preciso pôr a cabeça (mente) de nenhuma pessoa adulta a trabalhar, a refletir seriamente. A cabeça (mente) de nenhuma pessoa que já tenha ultrapassado a idade dos “n’perentchetches” (entre 3 e 6 anos na Guiné-Bissau). Aí, as pessoas dentre 3 e 6 anos, para se exteriorizar uma frustração qualquer, têm ainda que refletir muito.

      Pois, porque nessa idade, a pessoa está ainda dotada de pouco vocabulário da sua língua de socialização (língua materna ou outra qualquer). E repito, ela tem que refletir ainda muito, para poder fazer algum verbo (a entender no sentido de discurso), podendo impressionar o parceiro (ou adversário) num ou outro processo de comunicação.

      Mas já a partir de 7 anos para frete, não. Tudo se torna trivial, fácil. A partir desta idade, já ninguém se lembrará ter-lhe muito custado aprender todo o monte de CONCEITOS INJURIOSOS que possui. Aos quais pode logo então recorrer sem grande reflexão, à sua MEMÓRIA SEMÂNTICA DE LONGO PRAZO para INJURIAR. Isso a partir portanto, de 7 anos de idade se torna muito fácil e simples, como o andar reto sobre as duas pernas. Da qual, já ninguém se lembrará na idade adulta tanto quanto foi difícil aprender isso. Andar reto.

      Tudo para dizer, que eis o seu problema, Ilustre Sr. Mané. Para tentar INJURIAR neste seu “post”. Viu, não foi necessário refletir nem puto. Pois, seu CONCEITO DE INJÚRIA veio-lhe automaticamente, como a água, da sua MEMÓRIA SEMÂNTICA DE LONGO PRAZO.

      Mas ora, participar num DEBATE DEMOCRÁTICO, portando sobre um assunto de tão evidente importância, tal como este do alegado “PERIGO DA PERDA DO MANDO” dos Deputados da Nação pelo seu voto de sim ou não num assunto tão fundamental para o nosso país; assunto aqui em pauta; participar em “coisa” desta, com alguma contribuição (opinião) útil, bem pensada e formulada, é outra coisa. É “coisa” que não se faz com INSULTOS, DESABAFOS e tudo mais. Isso se faz é, com muita REFLEXÃO, ESTUDO, TRABALHO SÉRIO, CONHECIMENTO, AUTO-CONTOLO, PONDERAÇÃO, e sobretudo RESPEITO pelos parceiros ou adversários, com quem se está em desavença ou da opinião contrária ou em relação a quem se é simplesmente diferente.

      Portanto que o saibas, Ilustre Sr. Mané, eu não posso por amor de Todo-o-Poderoso estar a INSULTAR ninguém aqui neste espaço. E que Todo-o-Poderoso me proteja de ver-me cair um dia numa tal ratoeira de paixão e auto-descontrolo no público, sobretudo, falando a milhares da gente e a gente desconhecida, numa tal atitude. De INSULTAR. Não!

      Amizade. Amizade Ilustre Sr. Mané. Do fundo de mim mesmo, e, estendido a todos as leitoras/os leitores destas linhas. Tanto com as/os que partilho a mesma opinião, assim como com as/os que não partilho opiniões nenhumas e pontos de vista, neste assunto político aqui em debate ou noutros.

      Obrigado.
      Um muito bom resto do dia e bom fim-de-semana.
      Que reine o bom senso no nosso país, junto de todas e todos, e também junto de si, Ilustre Sr. Mané.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar