sexta-feira, 28 de junho de 2019

Associação de Agricultores AJUDA, considerada a mais organizada na plataforma de Centros de Serviços Rurais!


A Associação de Jovens Unidos para o Desenvolvimento Agrícola (AJUDA) com sede na tabanca de Berlim, no sector de Cacine, região de Tombali, foi fundada em 2009 e legalizada em 2012. Em 2016 esta associação contava apenas com 36 associados e com uma direção que tinha perdido a confiança e a capacidade de mobilização dos seus associados. A partir de 2017, começaram a contar com o apoio do Eixo 3 do UE-ACTIVA para o reforço das suas competências e nesse sentido foi realizada uma assembleia geral onde foram eleitos novos corpos sociais. Hoje, com uma nova direção que imprimiu uma dinâmica e funcionamento totalmente diferentes, a associação já conta com 163 associados.

Esta associação também se encontra enquadrada numa plataforma de Centros de Serviços Rurais e com muito orgulho informaram nesta semana a equipa do UE-ACTIVA que numa avaliação levada a cabo no âmbito de uma Plataforma de Centros de Serviços Rurais onde estão enquadrados em conjunto com mais 12 associações, a Associação AJUDA foi considerada a mais organizada de todas!

O Presidente Djibril Baignoulx afirma que ̎ apesar da associação ter uma longa existência, hoje com a assistência do projeto estamos mais esclarecidos do que nunca, graças às formações de que temos beneficiado, nomeadamente na área da Gestão e Associativismo, que nos permitem ter um bom funcionamento.” 

Os resultados já são visíveis: a associação contribui para a manutenção das bombas de água na tabanca, está a colaborar num projeto para a construção de latrinas na tabanca e ao mesmo tempo está a ajudar a comunidade na comercialização de óleo de palma, comprando este produto aos seus associados a um valor bonificado, para depois efetuar a revenda a grosso!

Parabéns à Associação AJUDA e continuação de um bom trabalho!
União Europeia na Guiné-Bissau
Cooperação Portuguesa Guiné-Bissau
#UE_ACTIVA_Eixo_3




UE-Activa Intensificação e Valorização da Agricultura Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário