Um novo estudo publicado no periódico científico BMJ revela que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco significativo de doenças cardiovasculares: somente metade do risco de se fumar 20 cigarros diariamente.
Os investigadores defendem que os novos dados devem servir de alerta para fumadores ocasionais e profissionais de saúde que acreditam que fumar pouco acarreta danos diminutos para a saúde.
Os autores da pesquisa defendem assim que os fumadores abandonem de vez o vício do tabaco em vez de reduzirem o número de cigarros que consomem, de modo a diminuir o risco de ataque cardíaco ou de AVC.
Anteriormente, outros estudos já haviam apontado que fumar entre um a cinco cigarros diariamente está associado a um risco significativo de desenvolvimento de doenças do coração. Uma equipa de investigadores do UCL Cancer Institute da University College London, no Reino Unido, analisou os dados de 141 estudos e estimou os riscos relativos de se fumar 1,5 ou 20 cigarros por dia.
Os investigadores concluíram que os homens que fumam um cigarro por dia têm um risco de 46% de doenças cardíacas e de 41% do risco de derrame de quem fuma 20 cigarros por dia – muito mais que os 5% esperados.
Já entre as mulheres, as que fumam um cigarro por dia têm 31% do risco de doenças cardíacas e 34% do risco de AVC de quem fuma 20 cigarros por dia. Na nova análise, o risco de doenças cardíacas entre as mulheres mais que dobrou com um cigarro por dia.
NAOM
Sem comentários:
Enviar um comentário