sexta-feira, 19 de abril de 2019

DISCURSO DO PRESIDENTE DA APU-PDGB NA ANP

Por: Sydney Monteiro

Excelentíssimo Senhor presidente da república
Excelentíssimo Senhor Presidente da ANP da IX Legislatura
Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro
Exelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça
Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Contas
Excelentíssimo Senhor Procurador Geral da República
Excelentíssimo Senhor Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas
Excelentíssimo Senhores Membros da Comunidade Internacional
Excelentíssimos Membros das Comunidades Religiosas e Tradicionais
Digníssimos Deputados da IX legislatura
Digníssimos Deputados eleitos da X legislatura
Senhores convidados
Minhas Senhoras e meus Senhores

Permitam-me em nome desta augusta casa, expressar os mais altos sentimentos de gratidão ao povo da Guiné-Bissau pela sua expressão traduzida hoje nesta sessão nobre que o representa.

Excelências,

A APU-PDGB quer expressar a sua viva satisfação e agradecer duma forma direta ou indireta as contribuições e diferentes apoios que se consubstanciaram nos atos de 10 de março último. por outro lado, aos partidos concorrentes, os nossos agradecimentos pela participação como expressão mais alta da democratização da nossa sociedade.

Excelências,

A APU-PDGB, sem outras intenções fora de um debate de ideias construtivas, manifesta a sua total abertura enquanto premissa da sua orientação política em fazer desta legislatura um exercício nobre criando condições objectivas para que o respeito pela pessoa humana seja centro de todas as prioridades da sua participação. Aos partidos políticos representados nesta X legislatura que ora começa, exorta garantir tudo fazer para que possamos corresponder aos nossos compromissos legislativos em acertar ideias, sobretudo quando se trata de grandes temas de reforma política e constitucional.

Execelências,

A APU-PDGB acredita que, o exercício parlamentar não deve resumir-se apenas em atos de guerrilhas, mas sim, considera-lo um espaço de debates de ideias, de forma a retirar ilações positivas que permitam contribuir para um desenvolvimento sócio-económica, político e cultural do país.
Por isso, vai pedir nesta legislatura, aos partidos políticos representados, em particular os que com ela assinaram o acordo de incedência parlamentar, para que haja uma estabilidade governativa, com base num governo inclusivo, e garantir que haja paz, o diálogo, a justiça e sobretudo, lutar com todos os meios legais contra a corrupção, a impunidade, o nepotismo e o clientelismo enquanto razões do bloqueio do desenvolvimento e a afirmação da democracia no nosso país.

Excelências,

Antes de terminar, queremos aqui e agora, reiterar a nossa confiança e trabalho para uma mudança no exercício político que agora começa. Para tal, queremos solicitar uma expressão forte da comunidade internacional para uma assistência contínua como condição essencial para que haja reformas consagradas no programa da governação para os próximos quatro anos.

Viva a República da Guiné-Bissau
Viva a Unidade Nacional
Viva a democracia
Bem haja 
Muito obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário