O governo nigeriano vai distribuir mais de 260 milhões de euros, um ‘pequeno’ montante dos milhares de milhões de euros que o líder militar Sani Abacha roubou.
O executivo nigeriano vai distribuir aos cidadãos mais pobres parte do dinheiro que o antigo ditador militar, Sani Abacha, roubou enquanto liderou os destinos do país entre 1993 e 1998. No total vão ser distribuídos mais de 300 milhões de dólares (mais de 260 milhões de euros) que foram recentemente devolvidos à Nigéria pelas autoridades suíças.
De acordo com a BBC, o dinheiro vai ser distribuído a cerca de 300 mil pessoas. Cada uma terá direito a receber 14 dólares por mês (cerca de 12 euros por mês) durante os próximos seis anos.
Durante o seu jugo, Abacha desviou 2,2 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) do banco central nigeriano. Nos últimos 10 anos a Suíça devolveu mil milhões de dólares (864 milhões de euros) à Nigéria de forma faseada e tinha imposto como condição que parte desse dinheiro fosse distribuído pelos mais pobres sob supervisão do Banco Mundial.
O atual presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu na campanha de 2015 a recuperação de bens roubados por antigos dirigentes. No entanto, os críticos temem que a distribuição do dinheiro nesta altura seja uma forma de influenciar as eleições presidenciais do próximo ano.
NAOM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.