quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

UNIOGBIS acolhe formação para agentes da PJ na linha verde para denúncia de crimes


Uma formação para elementos da Polícia Judicária (PJ) consagrada aos preparativos do lançamento de uma linha verde para a denúncias de crimes sociais na Guiné-Bissau está a decorrer no Escritório Integrado das Nações Unidas de Apoio à Consolidação da Paz (UNIOGBIS).

A formação, que é ministrada pela Conélia Vieira Té, Inspetora coordenadora da PJ e coordenadora da Brigada das Melheres e Menores, visa capacitar os agentes da PJ naquilo que, dentro em breve, será o manuseamento da linha verde que será posta à sua disposição para eventuais denúncias por parte dos cidadãos de cenários de violências ou crimes as mulheres e crianças no país.

Segundo Conélia Vieira Té, a referida “linha verde será uma mais-valia, porque sendo grátis, não se precisa de ter saldo para se ligar, torna-se fácil denunciar os crimes cometidos”, frisou.

Nós tentamos saber, da Rabiatu Djaló, agente da PJ da Brigada Anti-corrupção, Crimes contra a Economia Nacional e a Saúde Pública, se a disponibilização da linha verde irá ou não permitir o índice numérico das denúncias por parte da população. Ao que respondeu: “com a abertura dessa linha verde, vamos poder ter mais denúncias. Porque há pessoas que vivem em áreas distantes e não podem se deslocar para virem denunciar crimes por falta de meios económicos. Agora, tudo se tornará mais fácil”, vincou.

O curso é promovido pelas autoridades judiciais nacionais em colaboração coam a Seção do Estado de Direito e das Instituições (ROLSI), da UNIOGBIS.

ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário