Emmerson Mnangagwa tomou posse como Presidente do Zimbabué, 24 de Novembro de 2017
REUTERS/Mike Hutchings
Emmerson Mnangagwa tomou hoje posse como presidente provisório do Zimbabué, em substituição de Robert Mugabe que apresentou a demissão na sequência do golpe de Estado militar.
"Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que enquanto presidente da República do Zimbabué serei leal à República do Zimbabué e vou obedecer, apoiar e defender a Constituição e as leis do Zimbabué", declarou o novo chefe de Estado.
O vice-presidente de Robert Mugabe tomou posse esta sexta-feira no Estádio Nacional lotado, onde assumindo a presidência até às eleições agendadas para 2018. No discurso prometeu “ser fiel ao Zimbabué” e criar empregos para tirar o país da crise económica onde 90% da população está desempregada.
A intervenção dos militares de 14 de Novembro conduziu a um golpe de Estado pacífico, evitou o processo de destituição parlamentar iniciado pelos deputados do partido no poder União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) que culminou na demissão do mais antigo líder de África.
Depois de se ter refugiado na África do Sul durante as duas últimas semanas, Emmerson Mnangagwa foi recebido na passada quarta-feira em Harare como um autêntico herói.
Contrariamente ao anunciado, Robert Mugabe, 93 anos, não esteve presente na cerimónia de tomada de posse. As autoridades militares garantiram imunidade e protecção ao antigo líder do Zimbabué Robert Mugabe e à sua família como parte do acordo de resignação.
RFI
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.