terça-feira, 28 de novembro de 2017

Nota de saudação ao II Congresso da JAAC, sob o lema: Congresso da Reestruturação e Redinamização da JAAC – Reserva segura e combativa do PAIGC.

Camaradas Membros da Direção Superior do Partido
Camaradas Combatentes da Liberdade da Pátria
Camaradas da Direção Cessante da JAAC
Ilustres Convidados
Camaradas Congressistas,
Jovens, Camaradas

Devem estar a sentir o pulsar deste momento, e devem ter orgulho em estar presentes pois estão fazendo história e devem assumir sem reservas nem hesitações o mérito e a responsabilidade pelo feito.

Pela segunda vez desde a sua criação a 12 de Setembro de 1974, a nossa organização juvenil, portando o nome do fundador da nossa nacionalidade, a JAAC, está reunida em Congresso. A primeira foi a 34 anos, pelo que, este é praticamente um ato de refundação e ainda por isso, a pertinência do lema escolhido: Congresso da Reestruturação e Redinamização da JAAC – Reserva segura e combativa do PAIGC!

Os meus parabéns em nome da direção superior do partido, em nome dos fundadores dessa organização juvenil, em nome de todos os militantes e simpatizantes do PAIGC.

Parabéns e um grande reconhecimento que são devidos a um dos nomes maiores na história desta organização e que 43 anos volvidos, ainda cá está, firme e disponível, a dar o seu contributo na preparação dos jovens militantes, reserva do partido. Refiro-me ao Camarada Adriano Ferreira, mais conhecido por Atchutchi, supervisor dos trabalhos preparatórios deste congresso;

Parabéns e um grande reconhecimento também são devidos ao Camarada Imani Umoja, Presidente da Comissão Organizadora deste congresso e a toda a sua equipa de trabalho, pelo espírito de abnegação e militância. Pan-africanista e revolucionário convicto e que não olhou aos meios ou à sua falta, mas à missão de conduzir a bom porto esta responsabilidade de dotar a JAAC de uma nova vida, rejuvenescida e determinada a defender e servir o partido, preparando-se para no futuro o dirigir, com conhecimento dos seus princípios e valores;

Parabéns e um grande reconhecimento devidos aos Camaradas Victor Naneia e Matias da Silva, respetivamente coordenador e adjunto do Secretariado nacional da JAAC. Foram muitos e longos anos de um trabalho de sacrifício e muita resistência, mas chegado o momento de passar o testemunho, abraçaram com o mesmo entusiasmo e altruísmo a tarefa de motivar e preparar os jovens a assumir esta nova etapa. Uma moção de louvor e reconhecimento a eles e a todos os membros da então Comissão Central assim como de todo o Secretariado cessante, é-lhes devido.

Mas o maior louvor e reconhecimento será sempre para vós os jovens, pela coragem neste momento conturbado e algo indefinido, de responderem presente à Vossa obrigação histórica e assumir o próprio destino em mãos. A história vos renderá justiça e marcará nos seus anais o nome de cada um que se chegou á frente e jurou servir o partido no melhor da sua competência e capacidades e ainda se preparar, moral e eticamente, para proporcionar a esta nação forjada na luta uma alternativa digna e de honra.

Neste momento em que se clama pela necessidade de um retorno aos nossos fundamentos ideológicos, vós assumis a linha da frente enquanto nova geração de dirigentes e assim ofereceis uma importante base de sustentação e sustentabilidade para o reforço do partido e para o futuro deste país.

Com esta agenda de reestruturação e redinamização assumida pela sua reserva segura e combativa, o PAIGC pode garantir sem reservas, a defesa dos seus valores e princípios: “Não esconder nada as nossas populações, não mentir e combater a mentira, não disfarçar as dificuldades, os erros, os insucessos, não acreditar em vitórias fáceis, nem nas aparências. Praticar e defender a verdade, sempre a verdade diante dos militantes, dos responsáveis do Povo, sejam quais forem as dificuldades que o conhecimento da verdade pode criar” – Cabral proclamou ser essa a nossa ideologia, e nós assumimos ser essa a base pela qual nos propomos:
♣ Criar condições para que os jovens conheçam e respeitem os feitos históricos deste povo e tenham consciência da sua herança, ou seja, da sua responsabilidade;
♣ Permitir que o PAIGC possa traduzir no seu programa de governação todas as espectativas e aspirações dos jovens deste país que representam quase 70% da nossa população;
♣ Assegurar que a construção do bem-estar se faça de forma harmoniosa e sustentável pois baseada no saber e no trabalho honesto e abnegado dos seus melhores filhos;

Jovens, Camaradas

Este percurso que agora culmina com a realização do II Congresso foi feito de superação e provas de empenho e determinação. Ou seja, não tem sido fácil e ninguém garante que será fácil daqui para a frente. Tiveram e vão continuar a enfrentar adversidades e desafios de vária ordem:

Adversidades materiais por faltas de espaço e de instrumentos de trabalho para realizar as tarefas a que se propõem, incluindo transporte de e para as localidades aonde precisam encontrar as respetivas estruturas. Em interação com alguns dos vossos elementos, ouvi relatos impressionantes, de quem passou dias consecutivos sem tomar banho porque tinha de andar de sol a sol para estar no sitio marcado para as reuniões; de quem ficou jornadas inteiras sem comer e a trabalhar, simplesmente porque não havia comida ou porque parar podia significar o a perda de todo o trabalho feito e desmotivar a equipa;

Dificuldades de mobilização das equipas, porque de tão longo o tempo em que deixamos de escutar, de dialogar e enquadrar os jovens, comunidades inteiras deixaram de se identificar com a nossa linha de pensamento e de ação. Resistência das bancadas e grupos de amigos que consideram tempo perdido esta dedicação ao partido de Cabral, que não olha para vós e aonde (dizem eles) a fila é demasiado longa, contrariamente a outros partidos com promessas do imediato e com cosméticas muito atraentes.
Dificuldades e adversidades legais e estatutárias nas diferentes fases de escolha de delegados para este congresso pois pelo tempo decorrido, os próprios estatutos e princípios passaram a se contrariar em alguns aspetos e, a sua análise rígida incorre em bloqueios, enquanto que a sua não observância escrupulosa, em riscos de incumprimento.

Tiveram e têm razões suficientes para deitar a toalha ao chão e desistir desta missão. Aliás mesmo nestes dias do congresso, vão estar à prova tanto a Vossa capacidade de adaptação à realidade, a vossa imaginação para superar problemas de procedimentos, como ainda a de produzir grandes consensos para se poder avançar e chegar a bom porto. Muitos chegarão ao ponto de saturação e vão querer arrastar a equipa para a desistência.

Terão ainda distrações e ameaças, de gente lá fora e talvez mesmo de alguns cá dentro pretendendo que o Vosso exercício é em vão e que tudo irá por água abaixo tal como a própria direção do partido.

Perante todas estas adversidades, perante tantos obstáculos e ameaças, tal como tudo na vida, têm sempre no mínimo duas opções: a de fixarem os problemas e dar por finda a Vossa aventura politica. Assumir que de nada valeu todo o sacrifício; ou, assumir a condição e o Estatuto de “continuador de Cabral”, capaz de enquadrar todas as vicissitudes, enfrentar e derrotar todas as adversidades, transpor todas as barreiras e obstáculos e, em nome dos ideais da liberdade e da emancipação militante, cumprir a sua missão histórica, afirmando-se como reserva segura e combativa do PAIGC.

Ao adotarem esta segunda via, abrem uma nova página na vida e no percurso da JAAC e que se irá traduzir na materialização dos anseios e aspirações de toda a juventude deste país. Com essa postura resgatam o sonho do jovem guineense e projetam no futuro a sua condição de mulheres e homens dignos, que não baixam a cabeça, e lutam até a última gota de suor e energia para a missão e objetivos que assumiu.

Camaradas Congressistas,

Permitam que abra aqui um espaço para desta tribuna repudiar e condenar sem reservas, as atrocidades que têm sido divulgadas, presumivelmente a acontecerem no momento presente na Líbia e tendo com alvos, jovens negros da África Subsaariana. Exigimos de todos os governos africanos, da CEDEAO e da União Africana uma tomada de posição clara e inequívoca para resgatar os nossos jovens e traduzir em justiça todos os perpetradores desses atos tão ignóbeis, e que atacam profundamente tanto a nossa condição humana como a nossa dignidade como civilização.

Camaradas da Direção Superior do partido
Ilustres Convidados
Jovens, Camaradas

A terminar, declaro abertos os trabalhos do II Congresso da Juventude Africana Amílcar Cabral, e convido a todos a embarcarmos nesta ventura de rejuvenescimento da nossa organização e o compromisso de materialização das deliberações que daqui sairão e para as quais auguro inspiração e coragem.

Sejam ousados na Vossa ambição perseverantes na vossa dedicação e realistas nas vossas conclusões.

Bem-haja a todos,

Viva a JAAC
Viva o PAIGC
Viva a juventude Guineense
Viva a Guiné-Bissau

Fonte: Domingos Simões Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário