terça-feira, 24 de outubro de 2017

ESTUDO - Ciência descobre como é que o cérebro das mães reage ao choro de bebés

Estudo agora publicado revela que a resposta por parte das mães é idêntica um pouco por todo o mundo.



Cinco segundos. Este é o tempo que uma recém-mãe demora a responder ao choro de um filho, revela um estudo publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences, que garante que a resposta das mães ao choro dos filhos é idêntica um pouco por todo o mundo.

Para a investigação do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, conta a CNN, os cientistas analisaram o comportamento e a reação mental de 684 mães de 'primeira viagem' de 11 nacionalidades (Argentina, Bélgica, Brasil, Camarões, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão e Quénia) e concluíram que a grande maioria conversava com o bebé e mantinha-se ao pé dele quando este começava a soluçar com o choro. Os bebés do estudo tinham, em média, cinco meses e meio de vida.

A nível mental, as imagens obtidas através de ressonâncias magnéticas permitiram perceber que o choro do bebé é capaz de ativar no cérebro feminino as regiões relacionadas com os cuidados, movimentos e fala. Esta reação foi tida como "geral" nas mães analisadas (mesmo depois de terem sido separadas por nacionalidades, sob a peba de diferenças culturais falarem mais alto), mas não como única, uma vez que os casos de maus-tratos e abandono continuam a ser uma realidade um pouco por todo o mundo.

Para os mentores do estudo, a conclusão de que as mães 'correm' para acalmar o bebé até pode soar a óbvia, mas as imagens cerebrais obtidas podem servir de pontapé de saída para analisar o comportamento materno e para tentar perceber porque é que algumas mães reagem com "empatia e cuidado" quando o filho bebé chora e outras "maltratam" a criança, explica Marc Bornstein, mentor do estudo.

NAOM

Uma mãe é uma mãe. Ela presente o mal do filho que ninguém consegue entender.
O amor de uma mãe pelo seu filho não conhece lei, nem piedade, nem limites.
Orgulhoso de ti, mãe.

Que Deus abençoados toda mãe


Qui aime sa maman

Sem comentários:

Enviar um comentário