sexta-feira, 9 de junho de 2017

Manecas dos Santos detido em Bissau

Este online sabe que Manecas dos Santos , cabo-verdiano , empresário , comandante histórico do PAIGC, foi detido em Bissau . Manecas foi detido por agentes da Policia Judiciária na clinica onde se encontra a fazer tratamentos ,e familiares temem que ele seja levado para um estabelecimento prisional na capital Guine –Bissau . 

O NN apurou que no inicio da semana Manecas de Santos foi interrogado por agentes da PJ sobre as declarações feitas ao jornal português Diário de Noticias onde este dizia que estava iminente um golpe de estado “Penso que antes disso há um golpe de estado [pausa]. Esta situação está-se a tornar insustentável para a maioria.

Ao que apuramos a detenção tem como base estas declarações. E mais , quando na entrevista Manecas explica porque acha que via haver um golpe de estado “ Para dizer a verdade, não acredito que haja um golpe para os militares tomarem o poder. Estamos na iminência de haver um golpe de estado, e eventualmente violento, para tirar o presidente, o primeiro-ministro, e provocar eleições rapidamente. Não creio que os militares façam um golpe para se apoderarem do poder “

Quando questionado se o Presidente da Republica da Guine –Bisau tem consciência disso , respondeu “Deve ter, mas está perfeitamente obcecado pelo poder. Pelo poder e pelo dinheiro, que para ele é complemento essencial do poder. O tipo está a meter a Guiné-Bissau no bolso. Antes de ele ser eleito, eu já tinha dito aos camaradas do partido: esse tipo vai nos criar grandes dores de cabeça. Ele é um traidor. Claro que o presidente sabe disso e não me pode ver nem com molho de tomate.”

Combatente da Liberdade da Pátria, Manuel dos Santos, o Comandante Manecas, está nos dois momentos que ficam para a história da guerra colonial: o assalto ao quartel de Guiledje e a introdução dos mísseis Strella no cenário da luta pela independência. No pós independência, acaba por ficar na Guiné-Bissau, onde chegou a ser Ministro das Finanças e embaixador em Angola

Noticiasdonorte.publ.cv

1 comentário:

  1. Em primeiro lugar, o camarada Comandante Manecas é bissau-guineense e cabo-verdiano ao par. Um grande filho digno dos povos destes dois países e da África inteira.

    O que disse corajosamente em voz alta, alertando mais uma vez, nesta forma, nós todos, só quem tem a pedra na totona não reconheça neste momento, de que o nosso país vive na veracidade disto. A grande probabilidade da eminencia do cenário de um Golpe de Estado Militar poder tornar-se, infelizmente e ai, uma realidade pura e dura nesses tempos neste país e a qualquer momento.

    E isso não estranharia a ninguém, tendo em conta a situação aqui vigente, já há 21 meses e pico. Desnecessariamente, apenas pela teimosia do nosso S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV. Ele, à frente de tudo com os apoiantes de todos os bordos da sua posição totalmente errada e equivocada.

    Tudo. Errada e equivocada em relação aquilo que devia e deve ser constitucionalmente, atualmente e hoje mesmo nestes segundos, o papel de um Presidente da República da Guiné-Bissau na governação deste país.

    Existe sim senhor!, a grande, grande probabilidade da ocorrência do cenário de um Golpe de Estado Militar neste momento na Guiné-Bissau. Muito certo, analiticamente falando e tendo em conta os dados do memento e da nossa história bem recente. Só quem tem a pedra na totona não esteja em condições de constatar e reconhecer isto.

    Ora, deter alguém, um cidadão nacional, do gabarito de camarada Comandante Manecas por ter opinado livre e corajosamente sobre esta verdade, comunicando a todos (se se vir verificar ser certo esta nova de detenção, porque ainda não quero acreditar), não passa de mais uma das maiores asneiras. Mais uma grande asneira tanto como já muitas outras a figurar no catálogo já muito repleto dos atos do género, já perpetrados neste fanfarrão do Regime de não-sei-quê que o nosso atual S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV quer instalar no nosso país. Ato a ser pensado, ordenado e perpetrado apenas por quem não tenha a noção do Estado.

    Mas que todos e todas daquele bordo leiam os dados da República da Guiné-Bissau neste capítulo, da nossa história bem muito, muito recente, com este tipo de asneiras, cá, aí, ninguém vai longe. A ver vamos.

    Ao camarada Comandante Manecas, grande filho do nosso povo bissau-guineense e de África inteira, coragem! Minha total indignação e condenação forte deste mais um ato arbitrário e de asneira grande dessa atual gente governante do nosso país. Asneira, só asneira.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar