terça-feira, 16 de maio de 2017

CONAEGUIB PREOCUPADO COM PARALISAÇÃO NO SECTOR DE ENSINO

O presidente da Confederação Nacional dos Estudantes (CONAEGUIB) afirmou esta terça-feira (16 de Maio) que a paralisação de 10 dias no sector do ensino vem reforçar a greve silenciosa que estava a decorrer.

Fidélis Biombo Cá que reagia a paralisação do sector justificou a sua afirmação com o intervalo docência verificado semanas antes de páscoa.

«A greve de 15 á 26 vem só reforçar a greve silenciosa que estava a decorrer porque houve um erro técnico por parte do ministério da educação em ceder um intervalo da docência. Após o intervalo, os alunos não voltaram tendo em conta as férias de páscoa o que levou-nos a considerar que o mês de Abril não atingiu nem 5% em termos de aproveitamento»

Por outro lado o líder estudantil sublinhou que algumas imposições dos sindicatos podem ser resolvidas de imediato. “ De acordo com as exigências dos sindicatos, entendemos que há os que podem ser resolvidas de imediato, como salários de 2016/2017 dos professores novo ingresso, capacitação de professores e subsídios de primeira instalação. Mas também, há outras exigências que estão sob dependência directa do orçamento geral do estado, impossibilitando governo fazer aprovar seus instrumentos de governação”, concluiu.

Para isso, prometeu para breve uma reacção da sua organização caso a situação persistir

Por: Nautaran Marcos Có

Radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário