segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Gâmbia: Jammeh denuncia "uma declaração de guerra" da CEDEAO forçando-o a deixar o poder

Banjul - O presidente gambiano, Yahya Jammeh, que contesta a sua derrota ao escrutínio presidencial face ao opositor Adama Barrow, estimou este domingo, em Banjul, que a organização oeste-africana CEDEAO fez-lhe "uma declaração de guerra", afirmando engajar todos os meios para o afastar do poder, noticiou a AFP.



Jammeh, que falava à Nação por ocasião do ano Novo , excluiu participar à toda negociação da Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (15 países) devido, segundo o estadista, da sua "parcialidade" e reiterou o seu pedido de anulação da eleição de 01 de Dezembro.

No poder desde há 22 anos, o dirigente gambiano tinha antes reconhecido a sua derrota e felicitou o homem de negócios Adama Barrow, vencedor do escrutínio, segundo os resultados proclamados a 02 de Dezembro pela Comissão eleitoral independente (IEC).

Alguns dias mais tarde, a IEC deu a conhecer as cifras corrigidas reduzindo a diferença entre Barrow e Jammeh - de mais de 50 mil para cerca de 19 mil, mas sem alteração no resultado.

Entretanto, a 19 de Dezembro, Jammeh fez a revira-volta, reclamando a anulação do escrutínio e uma nova votação, afirmando continuar a frente dos destinos do país, enquanto o Tribunal supremo não se pronunciar sobre o seu recurso, que deve ser examinado a 10 de Janeiro, ou seja nove dias antes da expiração do seu mandato, à luz da Constituição. 

Fonte: Angop.ao/angola/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário