sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

APOIO AO PRESIDENTE MÁRIO VAZ NA LUTA CONTRA A CURRUPÇÃO.

babiro Durodjassi‎ para CORRUPCAO NA GUINE-BISSAU
“No odja ku no udju, primeiro ministro (Nhu Domingos) ta fassi ba festa de cabra tudo semana na Bairro de Ajuda Ku dinheiro de povo… No sedu testinho di ministro ku ta bim tarbadju parmanha na Bissau I riba di tarde pa Dakar ku dinheiro di povo… no sedu testinho de djintis ku recibi emprego pabia elis I fidjus di ministros I badjudas e familias de ministros etc… Brincadera ten hora”.


Diz Aristóteles: “Se o Estado não pode ser inteiramente composto de homens bons ... a virtude do cidadão e dos homens bons não pode coincidir”... e nas palavras do Presidente José Mário Vaz “chegou a hora de mudança e a hora do trabalho.” Mas sim continuo a pensar! desde independência, Guiné-Bissau Nunca foi governdo por homens de virtudes humanas, fundamentos éticos e morais. Portanto, a Corrupção permanece fundamentalmente como a maior ameaça ao desenvolvimento da nação. Líderes como (JOMAV) que não comprometerão com os ministros cujo único objetivo seja de desviar os recursos da nação para seu próprio interesse, pode ser mal compreendida no meio de tal decadência moral.

A falta de transparência no aparelio de estado prejudica a vontade do povo. E isso é o que nosso presidente está lutando. 

Nossos recursos naturais foram e ainda mal geridos, taxas fiscais nunca foram utilizado bem, os fundos públicos fica nos bolsos de poucos, as figuras públicas não são responsáveis por suas ações, etc ... há uma decadência maciça moral em todos os setores que constituem as instituições Guineense . Guine-Bissau cai nesta doença de corrupção desde a independência e está comendo o tecido do nosso desenvolvimento nacional. Por isso, acho muito difícil entender porque é que alguns guineenses pensam que, o presidente é a causa de recente instabilidade política? 

Desde a independência, a nação nunca tem um líder como JOMAV que cai as dores, a vergonha e a necessidade do povo. Agenda de Mon na lama, e determinação em combate a corrupção continua a ser um obstáculo ao seu mandato. O homem dele é cercado por ministros antipatrióticos e corruptos que estão prejudicando sua imagem por suas razões egoístas. Mas a questão é: É possível transformar uma nação quando a maioria dos líderes são indulgentes no ato de corrupção? Como pode ele ter sucesso quando seu próprio partido político (PAIGC) volta-lo novamente pelo fato de discordando das suas má intenção de exploração e corrupção?

Sem comentários:

Enviar um comentário