O novo encontro está marcado para a próxima segunda-feira no palácio da República. José Medina Lobato, porta-voz do Conselho de Estado disse que até lá, o Presidente da República, José Mário Vaz, não vai nomear um novo Governo.
Segundo Medina Lobato, os 11 conselheiros de Estado no órgão de consulta não vinculativa do chefe de Estado foram incumbidos da tarefa de tentarem falar com as partes envolvidas, durante o fim-de-semana, para levá-las a encontrar o entendimento antes de segunda-feira.
Em causa está a escolha de um nome consensual que será nomeado primeiro-ministro pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, já que persistem divergências nas três figuras propostas pelo chefe de Estado.
O líder guineense propôs os nomes do general na reserva Umaro Cissoko, do político Augusto Olivais e de João Fadiá, diretor do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCEAO) na Guiné-Bissau, mas nenhum mereceu consenso.
"A situação é mais complexa do que um simples nomear de primeiro-ministro", defendeu Medina Lobato, sublinhando que os conselheiros pediram ao chefe de Estado para que não tome decisões precipitadas.
A reunião do Conselho de Estado, iniciada na quarta-feira e que continuou hoje, será retomada na segunda-feira, a partir das 10:00, em Bissau.
Fonte jornalista, Braima Daramé, via facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.