Vai decorrer o colóquio sobre a «Extensão da Plataforma Continental da Guiné-Bissau», esta sexta-feira, 19 de Abril, pelas 17.30 horas, no Fórum Picoas Plaza, em Lisboa.
O mar é um desígnio nacional cujo potencial será concretizado pela valorização económica, social e ambiental do Oceano e das zonas costeiras, para benefício de todos os guineenses.
Em 2009, a Guiné-Bissau conseguiu, com a assistência técnica do Reino da Noruega, apresentar informações preliminares sobre os limites exteriores da sua margem continental, às Nações Unidas.
Neste momento, coloca-se a questão da Extensão da Plataforma Continental para além das 200 milhas, documento a ser elaborado por uma equipa de peritos guineenses e noruegueses.
A concretização deste projecto permitirá responder aos desafios colocados para a promoção, crescimento e competitividade da economia do mar.
Neste pressuposto, a organização convida à participação activa na sua apreciação, pois com o empenho de todos será possível fazer do mar um desígnio nacional e renovar, assim, a identidade marítima da Guiné-Bissau.
A jornada temática pretende dar a conhecer, em primeira mão, todo o dossiê em causa, bem como as vantagens e potencialidades que este poderá trazer para o país.
O colóquio terá lugar no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Centro de Informação Urbana de Lisboa, da CIDUCA (Cidadania Cultura e Educação), da Cidade de Rio Maior e do projecto Tchintchor – Promover a Guiné-Bissau Positiva
Lisboa (PNN, 15 de Abril de 2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário