terça-feira, 26 de março de 2013

Secretário executivo da CPLP encontra-se em Bissau


O secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o moçambicano Isaac Murargy, está em Bissau desde madrugada desta segunda-feira.

É a sua primeira deslocação à Guiné Bissau para contactos com as estruturas nacionais e internacionais sedeadas no país de Murargy depois do golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

O secretário executivo da CPLP está no país em missão de paz e de contactos com as autoridades de transição, corpo diplomático, a sociedade civil e partidos políticos a fim de se inteirar da situação actual e saber que apoio a sua organização pode dar para a resolução da crise resultante do golpe militar que derrubou o governo eleito de Carlos Gomes Júnior.

Numa entrevista a um órgão de imprensa internacional, Isaac Murargy falou na necessidade de o país adotar um governo de inclusão, que poderá preparar as eleições gerais previstas ainda para este ano.

Em declarações recolhidas pela agência Lusa, Ramos-Horta afirmou ter ido à Guiné-Bissau “numa missão de paz e de amizade da CPLP, trazer a nossa solidariedade para com a Guiné-Bissau e conhecer melhor a situação neste momento e ver em que medida a CPLP pode ajudar a encontrar a paz e estabilidade. Esse é o objetivo, conhecer a situação real do país”, afirmou Murargy naquela que é a sua primeira visita à Guiné-Bissau. “Do nosso lado, a porta está aberta”, garante o novo secretário-executivo da organização.

Esta visita de Isaac Murargy acontece numa altura em que quer o Presidente de Transição quer o seu Primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, estão todos ausentes do país

Rádio Bombolom-FM com Lusa (Terça-feira, 26 de Março de 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário