quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Três maneiras de beber café de manhã (sem quebrar o jejum)... Imagine tomar o seu café matinal sem comprometer os objetivos que traçou no inicio do ano para começar a fazer jejum. Com estas três dicas consegue fazê-lo da forma mais correta. Tome nota.

© Shutterstock   Inês Morais Monteiro  noticiasaominuto.com 11/02/2026 

Se é jejum que pretende fazer, saiba que o primeiro passo para tomar um café de forma tranquila e sem tentações é evitando pastelarias para desfrutar deste momento. 

Aproveite os primeiros minutos da manhã em casa, assim economiza calorias e dinheiro.

De acordo com o Very Well Health, "geralmente é permitido beber café preto (e outras bebidas de baixo teor calórico) durante o jejum — desde que não adicione açúcar ou leite".

Por isso, não considere sequer a possibilidade de um capuccino macchiato ou qualquer outra bebida semelhante.

Nalguns casos, o café pode até ajudar a aumentar os benefícios de um jejum, mas é importante estar ciente das possíveis desvantagens. Independentemente do tipo de jejum, as regras são clara, por isso, veja o que pode ou não fazer na sua rotina matinal se quiser mesmo manter o jejum.

O que pode acrescentar

De acordo com estes especialistas, "o café preto simples praticamente não contém calorias, por isso muitas vezes é permitido beber durante um jejum".

Não obstante, em jejuns "menos restritivos, pode considerar incluir uma colher de chá de leite ou uma colher de chá de óleo de coco.

O que não deve adicionar

Para praticar um jejum tradicional ou mais restritivo, estes especialistas recomendam que evite calorias ou açúcares adicionais.

Quantidades que pode beber

Um copo padrão de café "que contenha pouco menos de 100 miligramas (mg) de cafeína".

O consumo excessivo de cafeína, segundo a mesma fonte é definido "como mais de 400 mg por dia, equivalente a aproximadamente 4 canecas.

A quantidade de café ingerida matinalmente deve também ser limitada por estar associada a uma série de problemas como o aumento temporário da pressão arterial, palpitações, ansiedade, problemas digestivos e possíveis distúrbios do sono.

"Esses casos podem ser agravados quando não tem outros alimentos ou bebidas no estômago, como durante um jejum", por isso, sugerem que não ultrapasse as duas canecas de café.

Sem comentários:

Enviar um comentário