Por RSM 16.01.2026
A Agência de Segurança da Navegação Aérea em África e Madagascar (ASECNA), através da Delegação das Atividades Aeronáuticas Nacionais da Guiné-Bissau, realizou esta sexta-feira, 16 de janeiro, em Bissau, uma sessão do Comité de Gestão destinada a avaliar o desempenho financeiro e operacional da instituição no país.
O encontro centrou-se na avaliação do grau de execução do orçamento de 2025, bem como na análise da implementação das resoluções adotadas na última sessão, realizada em 2024. Segundo o delegado do diretor-geral da ASECNA para as atividades aeronáuticas nacionais da Guiné-Bissau, Ismael Midana Infumba Cassamá, a reunião tem ainda como um dos principais pontos da agenda a aprovação do novo orçamento de funcionamento para o ano de 2026.
À semelhança do que acontece nos restantes Estados-membros, a ASECNA na Guiné-Bissau tem como missão assegurar a segurança e a eficiência da navegação aérea, através da prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo, manutenção de equipamentos aeronáuticos, estudos de infraestruturas e formação de quadros da aviação civil.
A instituição é considerada um parceiro estratégico essencial para a integração da Guiné-Bissau no espaço aéreo regional e internacional, bem como para a implementação das normas internacionais de segurança, no quadro do desenvolvimento sustentável do setor aeronáutico nacional.
Presente no ato, o ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Florentino Mendes Pereira, reafirmou o compromisso do Governo em apoiar todas as iniciativas que contribuam para a melhoria das condições laborais dos trabalhadores da ASECNA no país.
O governante disse ainda acreditar que as resoluções saídas do encontro de Bissau servirão como um roteiro claro para a próxima fase de transição e modernização da aviação civil guineense.

Sem comentários:
Enviar um comentário