Por Presidência da República da Guiné-Bissau
terça-feira, 10 de setembro de 2024
10 de setembro de 2024: Comunicado à imprensa, sobre a apreensão de avião privado no aeroporto Osvaldo Viera.
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka acusa figuras do Estado guineense de tráfico de droga
Por Lusa 10/09/24
A coligação Aliança da Plataforma Inclusiva (PAI -- Terra Ranka), vencedora das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, defendeu hoje que "é do conhecimento público" que "altas figuras do Estado" estão envolvidas na "prática recorrente" do tráfico de droga.
Em comunicado de imprensa divulgado em Bissau, a coligação, que estava no governo e liderava o parlamento, entretanto dissolvido pelo Presidente guineense, em dezembro de 2023, afirma que "relatos credíveis têm indicado que aviões suspeitos, carregados de droga têm aterrado com frequência" no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, de Bissau.
A coligação, liderada pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), elenca uma série de alegadas descargas de produtos ilícitos no aeroporto Osvaldo Vieira, por parte "de elementos da Presidência da República", a partir de outubro de 2021 até esta data.
A PAI-Terra Ranka aponta ainda para casos de pilotos e envolvidos com o tráfico internacional de droga para a Guiné-Bissau "que misteriosamente desaparecem" do país, depois de capturados, julgados e condenados pela justiça guineense.
A organização política afirma, no comunicado, que o tráfico de droga tornou-se "num dos principais fatores de instabilidade política" na Guiné-Bissau, "minando o tecido social e prejudicando enormemente a imagem externa" do país.
Simultaneamente, diz ainda, as autoridades exercem um "controlo absoluto" do espaço do aeroporto, inclusive impedindo que líderes partidários sejam recebidos naquele local pelos militantes.
Na nota, a PAI-Terra Ranka felicita a Polícia Judiciária pelo seu desempenho na operação que culminou com a apreensão de mais de 2,6 toneladas de cocaína no passado sábado no aeroporto de Bissau, dos cinco ocupantes e do próprio avião em que se faziam transportar.
O grupo político exige ainda a realização de um inquérito internacional transparente com o apoio da DEA (Drug Enforcement Administration, agência federal norte-americana de combate à droga) e outras agências internacionais de combate ao narcotráfico para um esclarecimento dos contornos do que classifica de "ação criminosa".
Exorta as autoridades políticas a afastarem-se do processo de inquérito que está a ser liderado pela justiça guineense e exige que seja incinerada toda a droga apreendida na Guiné-Bissau nos últimos anos.
Para a PAI-Terra Ranka, esta operação deve ser feita na presença dos parceiros internacionais do país.
Com o apoio de agências internacionais de combate aos estupefacientes, a Polícia Judiciária guineense apreendeu no sábado mais de 2,6 toneladas de cocaína num avião que aterrou no aeroporto de Bissau, sem autorização, proveniente da Venezuela.
PAIGC COMUNICADO DA IMPRENSA |
Israel anuncia morte do comandante da unidade de elite do Hezbollah
© Lusa
Por Lusa 10/09/24
O exército israelita anunciou hoje ter matado o comandante da Força Radwan, a unidade de elite do grupo islamita libanês Hezbollah, num ataque na zona de Qaraoun, sul do Líbano.
De acordo com o exército, Mohammad Qassem al-Sha'a "promoveu numerosas atividades terroristas contra o Estado de Israel" e a sua "eliminação prejudica ainda mais a capacidade do Hezbollah de promover e lançar" ataques contra a fronteira norte do país.
"A artilharia também teve como alvo as áreas de Souaneh e Ayta ash Shab", também no sul do Líbano, acrescentou o comunicado militar.
O grupo libanês, por sua vez, confirmou a morte de Al-Sha'a, mas não especificou o cargo que ocupava.
A Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN) reportou esta manhã a morte de uma pessoa e disse que outras duas ficaram feridas quando um 'drone' israelita bombardeou uma mota na zona de Bab Mareh, no sudeste do Líbano.
O 'drone', disse a agência, disparou um míssil contra uma motorizada na estrada que liga as cidades de Bab Mareh e Saghbine, onde também passava um carro civil.
A situação na fronteira israelo-libanesa está no seu ponto mais tenso desde 2006, com fortes trocas de tiros desde 08 de outubro, um dia depois do início da guerra na Faixa de Gaza e em solidariedade com o Hezbollah e as milícias islamitas palestinianas no enclave.
Nos últimos meses, o fogo cruzado entre as duas partes intensificou-se e a comunidade internacional receia a eclosão de uma guerra regional.
Na segunda-feira, Benny Gantz, líder da oposição e antigo ministro do gabinete de guerra de Israel, agora dissolvido, apelou ao governo para lançar uma guerra aberta contra o Hezbollah no Líbano.
"Chegou a hora do norte e, de facto, já é tarde demais", avisou.
Até à data, o fogo cruzado custou a vida a pelo menos 649 pessoas de ambos os lados da divisão, a maioria das quais do lado libanês e nas fileiras do Hezbollah, que confirmou cerca de 396 baixas, algumas na Síria.
No total, cerca de 600 pessoas foram mortas no Líbano, incluindo pelo menos 124 civis, dos quais 19 menores e três jornalistas, bem como cerca de 77 membros de outras milícias e dois soldados libaneses.
Em Israel, 50 pessoas foram mortas no norte do país: 24 militares e 26 civis, incluindo 12 menores e adolescentes, num ataque nos Montes Golã ocupados pela Síria.
Abel Djassi Primeiro: Página de Desinformação e Fake News! ? ...Membro fundador do PRS, Ibraima Sory Djaló, considera de mentirosos e desestabilizadores os que usam o seu nome nas redes sociais para fins políticos.
Idriça Djaló líder do "PUN" em conferência de imprensa sobre a situação política do país
Graças à determinação do Presidente Umaro Sissoco Embaló, estão a ser feitos progressos concretos para desmantelar as redes criminosas e restaurar a segurança e a estabilidade no país...
Por Aliu Vie Sow
ONDE ESTAMOS LÁ?
Desde que assumiu o poder, o Presidente Umaro Sissoco Embaló intensificou os esforços para restaurar a integridade das instituições e reforçar as capacidades das forças de segurança do país.
Estas iniciativas incluem reformas nos serviços policiais, o reforço da cooperação com parceiros internacionais e o estabelecimento de medidas jurídicas mais duras para dissuadir e punir os intervenientes envolvidos no tráfico de droga.
O Presidente Embaló intensificou também as colaborações regionais para combater este flagelo. Participou em várias cimeiras regionais e internacionais, apelando a um esforço coordenado para erradicar as redes criminosas que exploram a região. Tem sublinhado frequentemente que a luta contra a droga não diz apenas respeito à Guiné-Bissau, mas é uma luta global que exige uma acção colectiva.
A intercepção do avião no Aeroporto Osvaldo Vieira é um exemplo flagrante dos desafios que a Guiné-Bissau enfrenta, mas também dos progressos alcançados nesta luta. As autoridades locais, sob a liderança do presidente, responderam rapidamente para apreender o carregamento e lançar uma investigação aprofundada para identificar os responsáveis.
Este acontecimento, embora preocupante, mostra que a Guiné-Bissau recusa agora ser um refúgio para os traficantes de droga. Graças à determinação do Presidente Umaro Sissoco Embaló, estão a ser feitos progressos concretos para desmantelar as redes criminosas e restaurar a segurança e a estabilidade no país.