quarta-feira, 10 de maio de 2023
VOLODYMYR ZELENSKY: Guerra? "Não deixaremos um único pedaço da nossa terra ao inimigo"
Dois soldados russos e um civil morrem após explosão num bar em Mali
© Shutterstock
POR LUSA 10/05/23
Pelo menos dois soldados russos e um civil morreram na noite de terça-feira devido à explosão acidental de uma granada num bar no centro do Mali, onde consumiam álcool, indicaram fontes locais à AFP.
Ajunta do Mali coopera com o que apresenta como "instrutores" do exército russo e que os países ocidentais dizem ser membros do grupo paramilitar russo Wagner.
Na noite de terça-feira, "houve um acidente no bar Tam-Tam em Ségou", disse à AFP uma fonte da polícia local.
"Um instrutor russo errou com uma granada e houve uma explosão. Dois russos foram mortos. Também houve um civil morto", informou.
A informação foi confirmada por um representante local, que indicou que dois soldados do Mali também morreram.
"Ouvimos um barulho vindo dos soldados do Mali e da Rússia. Havia pelo menos três mortos, incluindo dois russos. Um civil também morreu", disse uma testemunha.
Todos os interlocutores pediram anonimato por medo de represálias.
Desde 2012, o Mali tem sido alvo pela propagação do jihadismo e por uma grave crise não só de segurança, mas também política e humanitária.
Leia Também: Incêndios florestais na Rússia já vitimaram pelo menos 21 pessoas
Tropas russas recuam até 2 km em algumas zonas de Bakhmut
© DIMITAR DILKOFF/AFP via Getty Images
Notícias ao Minuto 10/05/23
Tropas russas recuaram após um "ataque dos defensores ucranianos".
O comandante do exército da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, afirmou, esta quarta-feira, que as forças russas em Bakhmut recuaram cerca de dois quilómetros em algumas zonas da cidade, após uma contraofensiva ucraniana.
“Em algumas áreas da frente, o inimigo não conseguiu resistir ao ataque dos defensores ucranianos e recuou para uma distância de até dois quilómetros”, referiu na plataforma Telegram.
“Foi a condução competente da operação defensiva que esgotou as forças treinadas do Grupo Wagner e as forçou a serem substituídas em certas direções por unidades menos bem preparadas das tropas regulares russas, que foram derrotadas e abandonadas”, acrescentou.
Sublinhe-se que, na noite de terça-feira, as forças armadas ucranianas confirmaram que uma das brigadas russas que tentava tomar o controlo da cidade de Bakhmut deixou as suas posições, abandonando 500 soldados mortos.
Num dos vídeos sobre a situação na linha da frente, o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, tinha acusado a 72.ª brigada do exército russo de abandonar as suas posições depois de perder "três quilómetros quadrados" numa área estratégica, na qual os russos perderam 500 homens.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Veja Também:
@DefenceU We'll fight them with everything we've got. Until they are gone.☝
GUINÉ-BISSAU: Governo apela a partidos para evitarem "discursos incendiários"
© Lusa
POR LUSA 10/05/23
O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, apelou hoje aos partidos políticos que vão participar nas legislativas de 04 de junho para evitarem "discursos incendiários" e "violência".
"Gostaria de apelar a todos os partidos concorrentes neste pleito eleitoral para colaborarem. No dia 13 vai dar-se início à campanha eleitoral. Vamos fazer desta campanha uma festa da democracia, vamos evitar discursos incendiários, vamos fazer uma campanha para mostrar ao mundo que o guineense é um povo amante de paz", afirmou Fernando Gomes.
O ministro da Administração Territorial falava no aeroporto Osvaldo Vieira em Bissau, após ter recebido material eleitoral sensível adquirido pelo Programa das Nações Unidas de Apoio ao Desenvolvimento.
Fernando Gomes destacou também que todos os partidos políticos contribuíram de forma positiva para o processo eleitoral, principalmente para o recenseamento eleitoral.
"Este clima deve permanecer durante a campanha que começa dentro de três dias, no dia da votação e após o dia 04 de junho", disse.
"Não há razões para criarmos problemas. O Governo vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance e dentro do quadro legal para não permitir quaisquer desvios às regras preestabelecidas. Todo o mundo tem o direito de fazer campanha e mobilizar os votos, mas ninguém tem o direito de usar violência durante a campanha, no dia das eleições, e depois do dia 04", salientou Fernando Gomes.
O ministro pediu também para que todos aguardem "serenamente" que a Comissão Nacional de Eleições "anuncie os resultados" eleitorais.
"Queremos uma eleição num clima de paz e tranquilidade, ganhe o partido que Deus entender. Qualquer partido que ganhar, é um partido da Guiné-Bissau. O mundo não acaba com o dia 04", disse.
Vinte partidos e duas coligações viram hoje as suas candidaturas aprovadas pelo Supremo Tribunal de Justiça para participar nas eleições de 04 de junho.
A campanha eleitoral, que começa sábado, termina em 02 de junho.
GUINÉ-BISSAU: O MOVIMENTO PARA A ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA (MADEM-G15) NA POSIÇÃO 7 NA BOLETIM DE VOTO
Decorreu durante duas semanas uma expedição para o conhecimento da Biodiversidade marinha nos arquipélagos bijagós.
CANDÉ satisfeito com produção do arroz_Carantaba
O Ministério da Agricultura acaba de demonstrar que é possível produzir arroz suficiente para consumo e excedente para exportação, afirmou hoje o Ministro Botche Candé no final de visita ao Centro de Carantaba. Botche Candé falava no âmbito da iniciativa do Governo apoiada pelo Presidente da República para produção agrícola de grande escala.
Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo recebeu esta quarta-feira (10.05), em audiência o Ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo-Verde_Fernando Elísio Freire
"A decisão do Presidente da República foi uma decisão muito corajosa de não adiar a data marcada para as eleições legislativas de 04 de junho". disse o presidente da ANP Cipriano Cassama a saida do encontro com o Chefe do estado General Umaro Sissoco Embalo
Eleições legislativas com 20 partidos e duas alianças aprovadas pelo STJ
© Radio TV Bantaba Maio 10, 2023
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) validou a participação de 20 partidos políticos e duas alianças nas eleições legislativas do dia 4 de junho, conforme as listas definitivas divulgadas recentemente.
Duas candidaturas partidárias foram recusadas pelo STJ.
Em abril, foram apresentadas ao tribunal as propostas de duas alianças e 22 partidos políticos.
Depois de solicitações de alterações pelo STJ, a aliança que envolve o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) adotou o nome de Plataforma Aliança Inclusiva — Terra Ranka.
Da mesma forma, o partido Resistência da Guiné-Bissau — Movimento Bafatá teve de mudar a sua denominação para Resistência da Guiné-Bissau.
A legislação não autoriza que os partidos políticos tenham em seus nomes referências a cidades, regiões, etnias ou religiões.
A campanha para as eleições legislativas inicia no sábado e se estende até 2 de junho.
A Comissão Nacional de Eleições deve ainda hoje realizar o sorteio dos boletins de voto, que serão impressos em Portugal.
Lista Definitiva dos Partidos que candidatam as eleições legislativa 04 de Junho de 2023
Coligação Plataforma Aliança Inclusiva – Terra Ranca
PRS
MADEM G15
PAPES
RGB
COLIDE – GB
PRID
PUSD
FREPASNA
APR
PTG
MSD
PUN
PALDG
PND
PDD MP- GUINE NOBU
CNA
PNP
PMP
PLGB
APU PDGB
C D
O Governo através do Ministério da Administração Territorial e do Poder Local recebe do Programa das Naçöes Unidas para o Desenvolvimento, materiais e equipamentos de apoio a realização das eleições que inclui cabines de votação, selos plástico, marcadores e tintas indeléveis.
Lançamento do projeto de Modernização e Profissionalização dos Transportes Terrestres da Guiné-Bissau.
Tema: Questões e perspetivas relacionadas com a criação de uma balcão único de transportes (Guiné Bissau) como parte de modernização e profissionalização do setor dos transportes