© Getty Images
POR LUSA 10/09/23
O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros saudou hoje a adesão da União Africana como membro permanente do G20, acreditando que contribuirá para "uma ordem internacional mais inclusiva".
"A União Europeia apoiou firmemente a adesão da União Africana (UA). Esta adesão trará para o G20 a voz da população africana, a sua quota-parte na economia mundial e fará avançar as aspirações, em especial da juventude africana, na cena mundial", afirmou Josep Borrell, numa declaração escrita publicada hoje no site da União Europeia (UE).
Reafirmando o empenho da UE "no desenvolvimento de um sistema multilateral mais inclusivo", o responsável disse que iriam aguardar "com expectativa a oportunidade de trabalhar em conjunto e contribuir para um melhor funcionamento, uma maior capacidade de reação e uma ordem internacional mais inclusiva".
Josep Borrell salientou ainda que o G20 é "um fórum privilegiado para enfrentar os atuais desafios globais" e que a adesão da UA "aumentará a representação de África nas instâncias multilaterais, proporcionará uma plataforma adicional para debater desafios comuns e contribuirá para a elaboração de soluções globais".
O G20 decidiu incluir a UA como membro permanente do bloco, que agrega as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, tinha defendido, na sexta-feira, que a UA deveria tornar-se membro permanente do grupo, assim como o presidente norte-americano, Joe Biden, também já tinha expressado o desejo de que a UA se pudesse juntar ao G20 como membro permanente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.