© Reuters
Notícias ao Minuto 21/07/23
A Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro em direção ao mar que fica a oeste da Península da Coreia, o mar Amarelo, informou a agência noticiosa Yonhap, citando fonte militares sul-coreanas.
A informação da Reuters dá conta de que foram detetados vários mísseis de cruzeiro lançados por volta das 4 horas da manhã de sábado, hora local (20 horas desta sexta-feira em Portugal continental), revelou a agência Yonhap, citando o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Trata-se do mais recente lançamento de mísseis por parte da Coreia do Norte desde que a nação disparou dois mísseis balísticos na quarta-feira, numa aparente resposta à chegada de um submarino norte-americano carregado com armas nucleares à Coreia do Sul.
Em causa está o submarino USS Kentucky, um submarino de propulsão atómica com capacidade para transportar armas nucleares, o primeiro deste género a visitar a Coreia do Sul em cerca de 40 anos. Tinha atracado, algumas horas antes do lançamento de mísseis, em Busan, a cerca de 350 quilómetros a sudeste de Seul.
O Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Norte já tinha condenado o plano dos Estados Unidos para enviar o submarino para a Coreia do Sul, acordado em abril entre os presidentes de Washington e de Seul. Na quinta-feira, o responsável máximo pela pasta, Kang Sun Nam, veio dizer que a escala na Coreia do Sul de um submarino norte-americano com armas nucleares "ultrapassou a linha vermelha" estabelecida por Pyongyang para utilização de armas nucleares
O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou, por sua vez, que a chegada ao país de um submarino norte-americano com capacidade nuclear é "uma resposta defensiva legítima" aos testes de armamento da Coreia do Norte.
Os lançamentos ocorrem também depois de um soldado dos EUA ter cruzado a fronteira com a Coreia do Norte, durante uma visita turística, estando atualmente detido.
Sobre esse tema, importa lembrar que os Estados Unidos enviaram mensagens à Coreia do Norte para informar, pelo menos, sobre como está o soldado.
Sem comentários:
Enviar um comentário