domingo, 22 de janeiro de 2023

GUERRA NA UCRÂNIA: Conflito prolongado pode levar a uma aliança militar de países "chateados com os EUA", alerta o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, criticando a reunião de Ramstein, na Alemanha.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   22/01/23 

Medvedev prevê aliança de países "chateados com os EUA"

Conflito prolongado pode levar a uma aliança militar de países "chateados com os EUA", alerta o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, criticando a reunião de Ramstein, na Alemanha.

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, deixou numa publicação do Telegram os seus pensamentos e críticas à reunião de países do Ocidente que ocorreu na sexta-feira, em Ramstein, na Alemanha, para decidir futuros apoios à Ucrânia na luta contra a invasão russa.

"A reunião de Ramstein e o fornecimento de armas pesadas a Kyiv não deixam dúvidas de que os nossos inimigos vão tentar atacar-nos, ou mesmo destruir-nos, indefinidamente. E têm armas suficientes para isso. Também podem começar a produzir novas, se necessário", começou por dizer, alcançando duas conclusões:

Primeiro, "isso será muito difícil" e, depois, "no caso de um conflito prolongado, uma nova aliança militar pode surgir em determinado momento, compreendendo aqueles países que vão ficar chateados com os americanos" e os seus aliados, alertou Medvedev, que diz que o mundo só será estável novamente quando os EUA deixarem a Europa "e o que sobrar dos pobres ucranianos, a não ser que seja tarde de mais".

O Grupo de Contacto para a Ucrânia, reuniu, pela oitava vez, em Ramstein, na Alemanha, juntando representantes de 54 países do Ocidente para discutir os próximos passos a tomar em relação à invasão russa da Ucrânia.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da ONU. A entidade confirmou ainda que já morreram, pelo menos, 7.031 civis, tendo 11.327 ficado feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.