segunda-feira, 15 de agosto de 2022

O GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CEDEAO CHEGOU A FREETOWN, CAPITAL DA SERRA LEOA.

Chegada a Fretown Serra Leoa do Presidente da República da Guiné-Bissau e Presidente em exercício da Conferência dos Chefe de Estado e do Governo da CEDEAO para si inteirar da real situação naquela país membro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

Na abertura das suas consultas, o General Úmaro Sissoco Embaló endereçou ao seu Irmão o Presidente Julius Maada Bio as seguintes palavras: Como Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, tenho o prazer de visitar o seu belo país, Serra Leoa... sendo esta também a minha primeira visita à sua cidade histórica de  Freetown", para de seguida, "agradecer a generosa hospitalidade dispensada à minha delegação e a mim desde a minha chegada a Serra Leoa e também agradecer aos Embaixadores por terem vindo almoçar comigo".

Indo directamente ao encontro dos objectivos da sua missão à Serra Leoa, o Presidente Úmaro Sissoco Embaló diria: "Como Presidente da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, tenho acompanhado com grande interesse os acontecimentos ocorridos na Serra Leoa em 10 de agosto de 2022 que levaram à morte de cidadãos inocentes, incluindo agentes da lei e à destruição de propriedades como prédios públicos e viaturas", para de seguida acrescentar em nome da CEDEAO, do Governo e do povo da República da Guiné-Bissau, "expressar as minhas sentidas condolências a todos aqueles que perderam entes queridos".

O Presidente da República da Guiné-Bissau e Presidente em Exercício da CEDEAO, o General Úmaro Sissoco Embaló acrescentaria, citamos: "como Presidente da Autoridade da CEDEAO, permita-me que comece por condenar este acto de violência horrível onde os agentes da lei foram brutalmente mortos a sangue frio" para imediatamente acrescentar que "a violência não tem lugar em um regime democrático, particularmente em um país como Serra Leoa, que fez imensos progressos na construção de uma política democrática estável ao longo dos anos e foi recentemente classificado como o 4º país mais pacífico da África Subsaariana".

O Presidente Úmaro Sissoco Embaló informou aos presentes "... que tinha terminado uma reunião à porta fechada com o Presidente Bio que me informou sobre os acontecimentos de 10 de agosto de 2022 e a medida tomada pelo seu Governo para estabilizar a situação e devolver o país e, em particular, a capital de Freetown, à normalidade".




Sem comentários:

Enviar um comentário