domingo, 24 de julho de 2022

GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, CHEFE DE ESTADO GUINEENSE E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO EM MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL EM OUAGADOUGOU.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

A delegação da CEDEAO chefiado pelo Presidente da República da Guiné-Bissau General Úmaro Sissoco Embaló, actual Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO deu inicio aos contactos politicos com vista a encontrar soluções que permitam.levar o Burkina Faso a implementar as últimas Recomendações da Cimeira da CEDEAO realizada em Accra.

Para dar seguimento a sua estratégia, o Presidente Úmaro Sissoco Embaló manteve uma reunião com os representantes da comunidade internacional acreditados em Ouagadougou, tendo o processo de transição como pano de fundo.

O Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO está acompanhado para além do Mediador designado pela CEDEAO para o Burkina Faso, o ex-Presidente da República do Niger, Mahamadou Issoufou e do Presidente da Comissão da CEDEAO,  o ex-Ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros, Alieu Touray, pela nossa Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação internacional e Comunidades, Suzy Carla Barbosa, pelo Chefe de Gabinete do Presidente da República, Califa Soares Cassamá e pelo Embaixador Alfredo Cabral, Conselheiro Diplomático do Presidente da República.


O General Úmaro Sissoco Embaló, tal como fez em Conakry, procurará inteirar-se melhor sobre o actual estado politico que presentemente se regista no Burkina Faso à luz das últimas recomendações saidas da Cimeira da CEDEAO realizada em Accra/Ghana.

Suspenso das instâncias da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o Burkina Faso e os membros da junta foram até agora poupados a outras sanções.

Uma missão ministerial da África ocidental que visitou Ouagadougou mostrou-se satisfeita por Damiba estar "aberto" ao diálogo.

A CEDEAOe a União Africana pediram à junta um calendário "razoável" para o "regresso à ordem constitucional", razão pela qual este será um dos principais objectivos da missão do actual Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, General Úmaro Sissoco Embaló na capital burkinabê.


O Presidente Umaro Sissoco Embaló na sua qualidade de Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO deixou esta manhã Bissau rumo à Ouagadougou / Burkina Faso para se inteirar in loco do estado de transição daquele estado membro da organização em conformidade com as Recomendações da Cimeira da CEDEAO realizada a 3 de Julho corrente em Accra/Ghana.

Ao deixar Bissau, o Chefe de Estado e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO recebeu os cumprimentos de despedidas do Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam


Sem comentários:

Enviar um comentário