domingo, 8 de novembro de 2020

Presidente da Guiné-Bissau felicita eleição de Biden: "Votos de sucesso"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/11/20 

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou hoje a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos num processo de contagem de votos que descreveu como "livre e transparente".

Numa mensagem endereçada a Joe Biden, em nome do povo guineense e em nome pessoal, Umaro Sissoco Embalo formula "votos de sucesso" pela "ampla vitória" nas eleições de 03 de novembro, confirmada no sábado, "por meio de um processo de contagem de votos livre e transparente".

Na mensagem, divulgada à imprensa, o chefe de Estado guineense salienta que Joe Biden merece aquela "importante designação democrática decidida pelo povo", que teve em conta uma "nova abordagem diplomática nos acordos internacionais para resgatar os valores e princípios do multilateralismo" para fortalecer as "ferramentas necessárias para se manter a paz e a segurança" no mundo.

"Espera-se que os Estados Unidos da América sejam um parceiro fundamental na estratégia de segurança e desenvolvimento da República da Guiné-Bissau", refere Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente guineense espera igualmente um reforço da cooperação, bem como "um mercado aberto para as exportações de matérias-primas da Guiné-Bissau nos próximos cinco anos no âmbito da Lei do Crescimento e Oportunidades para a África".

Em declarações no aeroporto no sábado, o Presidente guineense manifestou preocupação com a situação nos Estados Unidos e ameaçou "impor consequências", caso não sejam respeitados os resultados eleitorais.

"Estamos a acompanhar com preocupação, mas chamamos a atenção de que não vamos permitir nenhum tipo de desordem nos Estados Unidos. Os resultados eleitorais têm de ser respeitados à letra e se não for assim haverá consequências", afirmou na altura Umaro Sissoco Embaló, momentos antes de viajar para a Mauritânia em visita oficial.

O candidato democrata Joe Biden foi anunciado no sábado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro, segundo projeções dos 'media' norte-americanos.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, sucedendo ao republicano e candidato derrotado Donald Trump, está marcada para 20 de janeiro de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.