O Senegal confirmou hoje o seu primeiro caso positivo com o novo coronavírus, tornando-se no segundo país da África subsariana a contrair a infeção, confirmou o ministro da Saúde, Abdoulaye Diouf Sarr.
A vítima do Covid-19 é um cidadão francês que chegou ao país em 29 de fevereiro, a bordo de um voo da Air Senegal, declarou o governante.
Segundo o ministro, vão ser tomadas medidas para ajudarem as pessoas a tomarem comportamentos adequados de precaução.
Para tal "será instalado um dispositivo de informação em igrejas, com a ajuda de funcionários do Ministério da Saúde e guias religiosos", acrescentou Abdoulaye Diouf Sarr.
O Comité Nacional de Gestão de Epidemias vai reunir-se para refletir e propor soluções, tendo um orçamento disponível para a atuação de 1,4 mil milhões de CFA (cerca de 213,429 euros), explicou a mesma fonte.
O Egito, que foi o primeiro país africano a ter um caso positivo de Covid-19, confirmou hoje o seu segundo caso.
O Presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, ordenou medidas mais rigorosas de controlo da saúde pública nos portos do país.
A Nigéria e a Argélia são os restantes países africanos que, até agora, confirmaram casos de Covid-19.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.000 mortos e infetou quase 90 mil pessoas em 67 países, incluindo duas em Portugal.
Das pessoas infetadas, cerca de 45 mil recuperaram.
Além de 2.912 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".
Leia Também:
Coronavirus : Premier cas confirmé au Sénégal
Coronavirus : Premier cas confirmé au SénégalLes résultats des analyses sont sortis. Le Français en observation à l’Institut Pasteur a été testé positif au Coronavirus. Selon Emédia, il s’agit du premier cas confirmé à Dakar, selon des sources médicales.
Le Français vivant aux Almadies a voyagé, avant-hier samedi, 29 février, via Air Sénégal. Le ministère de la Santé et de l’Action sociale va réclamer le manifeste pour suivre les passagers de ce vol.
Par: Awa FAYE
Seneweb.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.