Os líderes religiosos da Guiné-Bissau exortaram, hoje (30 de Dezembro), os dois candidatos na disputa para a presidência da república a respeitarem a decisão do povo expressa nas urnas.
As exortações dos religiosos foram ouvidas, em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM). Os líderes da Igreja Católica, Evangélica e Muçulmana também elogiam o comportamento cívico demostrado pelos eleitores, ontem domingo (29), durante a votação da segunda volta das eleições presidenciais
No entanto, o Bispo da Igreja Católica, Dom Camnaté Na Bissengue, ontem, momentos depois de proceder a votação, mostrou-se confiante que nenhum dos candidatos irá recorrer a via que a lei não propõe ao país.
Já o vice-presidente do Conselho Nacional da Igreja Evangélica, pastor Domingos Gomes Indi, ouvido, hoje, pela RSM pede os dois candidatos [Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embalo] que disputaram esta segunda volta à aceitarem o resultado pondo o país acima de todo os interesses pessoais.
Ainda hoje, entrevistado pela RSM, presidente da União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau, Ustas Abubacar Djalo, elogiou a maturidade demostrada pelo povo e apela os candidatos a reconhecerem os resultados a serem anunciados pelo órgão competente.
GUINEENSES PEDEM RESPEITO AO VOTO
Os guineenses pedem os dois candidatos na corrida à Presidência da República a respeitarem o veredicto das urnas aceitando os resultados que devem ser anunciados na quarta-feira próxima
O apelo dos guineenses foi ouvido, hoje, durante uma reportagem de rua que a RSM fez em diferentes zonas do país. Para as mesmas pessoas ouvidas, é importante que o próximo presidente da república possa ser o factor de unidade e de reconciliação.
O apelo é extensivo a comunidade nacional e internacional a absterem de divulgar resultados da votação. Para as pessoas ouvidas pela nossa reportagem, essa é a única responsabilidade da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo a CNE, os resultados provisórios desta segunda volta das eleições serão anunciados na próxima quarta-feira, 01 de Janeiro do ano de 2020.
A segunda volta da eleição presidencial realizada este domingo foi disputada entre os dois antigos primeiros-ministros, Domingos Simões Pereira suportado pelo PAIGC «no poder» e Umaro Sissoco Embalo suportado pelo Madem-G15 «líder da oposição».
Agora resta esperar o anúncio dos resultados na quarta-feira, 01 de Janeiro de 2020. Para isso os guineenses esperam que os dois candidatos vão saber respeitar a decisão do povo expressa nas urnas e que o próximo presidente seja pessoa capaz de unir os guineenses e de desenvolver o país.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá
http://www.radiosolmansi.net/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.