terça-feira, 16 de julho de 2019

ÁLCOOL E DROGAS COM IMPACTO DEVASTADOR NAS CRIANÇAS GUINEENSES

Um estudo sobre saúde e bem-estar da juventude na Guiné-Bissau publicado recentemente revela uma influência negativa das crianças e adolescentes no consumo de álcool, cigarro, drogas e outras substâncias nas escolas

O estudo, (primeiro realizado na Guiné-Bissau desde a independência), teve início em 2011 no qual foram envolvidos alunos de diferentes escolas públicas e privadas da capital Bissau, sendo desenvolvido por três instituições, nomeadamente, a Universidade da Islândia, a Universidade JAN-PEAGET e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

De acordo com os dados, concluiu-se que, em diferentes escolas envolvidas na pesquisa, as crianças dos 9 anos de idade já se envolveram no consumo de álcool ou em outras substâncias.

O mesmo estudo, segundo Alaje Baldé, reitor da Universidade JAN PEAGET, chama atenção as autoridades no sentido de tomarem as decisões baseadas nas evidências para um efeito desejável para todos.

Alaje Baldé chama ainda atenção aos pais e encarregados de educação para acompanharem o processo do ensino / aprendizagem dos seus educandos. Contudo, salientou a pertinência do estudo ser realizado nas escolas.

Um total de dois terços da população guineense tem idade compreendida entre os 15 e os 24 anos, conforme consta no relatório.

No entanto, Geier Gunnlaugsson, Pediatra e Professor da Saúde Global na Universidade da Islândia, é da opinião que deve ser pensado a forma de ajudar os jovens apontados, através do trabalho a ser desenvolvido para prepará-los para um futuro melhor.

“A juventude, muitas vezes, é esquecida”, sustenta.

Para o Sociólogo e Pesquisador do INEP, o guineense Zeca Jandi, o estudo visa ajudar as escolas a terem elementos para desenvolver programas para proteger os estudantes.

De acordo com os dados, em todas as escolas submetidas ao estudo ao nível da capital Bissau, o número de rapazes e raparigas envolvidos em consumo de droga, cigarros, vinho e outras substâncias é quase idêntico em termos percentuais.

Depois dos estudos ao nível da capital Bissau, o projecto pretende estender nos próximos tempos ao nível das escolas do interior da Guiné-Bissau. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo

Radiosolmansi.net

1 comentário:

  1. Se de repente você não tem o suficiente de dinheiro para a medicação, então tente começar a trabalhar na internet, por exemplo, apostas em esportes, mas antes, eu recomendo que você examinar a tabela com os resultados: https://fscore.br.com equipes de esportes, para começar a ganhar

    ResponderEliminar