O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exortou hoje os países do Médio Oriente e do Norte de África a atingirem uma paridade real entre homens e mulheres para melhorar a economia dos estados.
Na abertura da edição regional do Fórum Económico Mundial, António Guterres afirmou que há estudos que indicam que o PIB da região aumentaria em 2,7 mil milhões de dólares em 2025 se fosse "alcançada uma total e real paridade" entre homens e mulheres.
"O empoderamento da mulher é essencial", disse o secretário-geral da ONU no seu discurso de abertura da reunião regional do Fórum Económico Mundial que decorre na Jordânia.
Contudo, Guterres considerou que nos últimos anos se têm dado "passos notáveis" contra a discriminação de género em alguns países do Médio Oriente, citando a introdução de nova legislação em matéria de violência doméstica, novas penas contra o abuso sexual ou a "crescente representação" de mulheres em parlamentos e organismos de tomada de decisão.
O secretário-geral da ONU apelou ainda aos países do Médio Oriente para que aproveitem a vantagem demográfica, quando se estima que dois terços da população da região tenha menos de 30 anos.
"Este momento demográfico durará pelo menos duas décadas e, para seu completo desenvolvimento, requer uma inversão na educação e capacitação, além da completa participação e de paz", disse António Guterres.
NAOM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.