Assistir Vídeo Aqui
A chamada Ajuda Internacional é uma cooperação mais interessada em explorar os recursos dos países africanos: “As ajudas humanitárias vão para onde há petróleo e gás. É uma contradição muito grande. As regiões mais ricas são as pobres”, a opinião é de José Castiano, investigador e docente da faculdade de ciências sociais e filosóficas da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.
O professor e autor do livro “A Liberdade do Neoliberalismo”, lançado hoje em Bissau, compara a atuação da cooperação internacional nos países africanos com a de um monstro que age sob a capa de “ajuda humanitária”para explorar recursos energéticos dos países parceiros africanos, que acaba por criar uma classe extremamente rica e outra pobre na mesma proporção. Associa-se a estes factos a violência não armada, a das mentes, que sustenta esta injustiça social que só beneficia um mostro chamado neoliberalismo.
José Castiano falava à margem da II Conferência Internacional do ativismo em África que termina nesta quarta-feira em Bissau.
Braima Darame
Sem comentários:
Enviar um comentário