domingo, 1 de julho de 2018

Boeing projecta avião 5 vezes mais rápido que o som

Antes de o ouvirmos, ele já cá estará. Com uma velocidade quase cinco vezes superior à velocidade do som, o avião projectado pela Boeing navega entre a ciência ficção e a megalomania. Mas poderá estar entre nós daqui a uns 20 anos


Numa conferência em Atlanta, nos Estados Unidos, a Boeing apresentou o conceito de um novo superjacto cerca de duas vezes mais rápido que o famoso "Concorde", e quase cinco vezes mais rápido do que as ondas de som.

Com efeito, o portentoso aparelho deverá atingir 6.200 Km/hora, podendo portanto fazer o trajecto Londres-Nova Iorque em duas horas ou EUA-Japão em três - menos do que faz o TGV entre Berlim e Munique. A bordo, poderá levar 150 passageiros.


Poderá, além disso, voar até uma altitude de 27.000 metros, ao passo que o "Concorde" subia até 18.000 metros de altitude.

Outros construtores trabalham entretanto em projectos de aviões mais rápidos do que o som. Um deles, de nome Boom, já disse que tem encomendas de 76 aviões do seu protótipo, para cinco companhias aéreas. Mas, neste caso, tratar-se-á de aparelhos com capacidade para 55 passageiros.

A própria NASA está interessada na ideia de um avião supersónico e encomendou-o a um outro construtor.

O certo, todavia, é que tudo isto demora o seu tempo. A Boom já há dois anos que revelou a sua carteira de encomendas e ainda está longe de ter algum avião para entrega. A Boeing anunciou agora o seu projecto, mas calcula que só terá aparelhos comercializáveis dentro de 20 a 30 anos.

Não surpreende: afinal, o "Concorde" fez a sua carreira e, após um trágico acidente no ano 2000, foi posto de lado, entre outros motivos por sair demasiado caro e se ter tornado antieconómico.

E também o actual protótipo da Boeing continua a deixar sem resposta várias questões, nomeadamente sobre a propulsão do aparelho, sobre o seu impacto ambiental e sobre o impacto de velocidades tão elevadas na saúde dos passageiros. 

LUSA
Fonte: rtp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.