Direitos humanos na Lunda-Norte nao tem expressão, se estivesse expressão não estaríamos a registar casos/barbaridades cometida pelos elementos que regularizam a lei. Os activistas são tortura na presença\GV
A carta africana dos direitos do homem e dos povos que é a nossa bíblia, no seu capitulo dos direitos do homem e dos povos no artigo 2 : diz nos que toda a pessoa tem o direito ao gozo dos direitos e liberdades reconhecidos e garantidos na presente Carta, sem nenhuma distinção, nomeadamente de raça, de etnia, de cor, de sexo, de língua, de religião de opinião politica ou de qualquer outra opiniao, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou qualquer outra situacao.
Ora o que se constata nesta província da Lunda Norte, é uma questão crucial no que tange a situacao de violação de direitos humanos. Ha um político e mentiroso passam nos órgãos de comunicação social a dizer que nas lundas nao existe violação de direitos humanos, este senhorito pode ser constituido como autor de assassinatos. Ora ha um pensador que dizia o seguinte: ", quem nao denuncia o mal é porque coopera com ele". Aqui ainda nao temos ponto final de casos em questao, mas sim temos virgulas.
Quando estamos a fala sobre direitos humanos nao significa só se trata de casos de mortalidades, mas sim entre outros casos que aflingem a sociedade. A exemplo disso, um politico dizia que a Lunda-Norte iria brilhar mais que diamantes,temos brilho sujo nas estradas que liga a sede do município do Cuango, a comuna de Luremo, via da brigada 75 e enfataria nao asfalatada, essas promessas ilusionista constitui violação de direitos humanos. A falta de agua potável nesta zona constitui violacao de direitos humanos, ausência de energia eléctrica tambem é uma violação, a falte de salario regular dos professores e muito desses trabalham a custo zero tambem violacao sem falarmos de varios crimes cometidos pela segurança do estado segurança privada entre outros. Em janeiro de 2017, um milicia da guarda fronteira tinha disparado com arma de fogo contra o menor Romão nos arredores do bala bala a queima roupa e os atores continuam em pune, o mesmo menor é filho de uma agente da Policia.
Foi assassinado um cidadao que em vida correspondia pelo nome de Joel Kapenda num elemento afecto a policia da guarda fronteira, tambem constitui violacao, é que o maior problema alguns políticos só pensam que ha violacao de direitos humanos quando assaseinarem um membro da sua familia ai sim pode se provar a existência de violação dos direitos humanos, mas quando atingem um cidadao qualquer fica difícil falar de violacao de direitos humanos.
E muitos desses dirigentes tem preconceito de discernir a verdade, podem ate mesmo assassinar a sua filha, seu irmão, seu sobrinho sempre lhes sera difícil denunciar, porque defendem o pão e nao a padaria.
Quanto a justiça local, é do tipo da PIDE-GS, nao temos órgãos de justiça competentes que posso regular e a manutenção da lei, aqui militares cometem atrocidades nunca foram julgados, por razoes de influências com chefes dr alta patentes são admetidos a trabalhar como nao se passasse nada. Assim como no caso da segurança privada tambem são protegido pela lei. Podem a segurança privada cometer qualquer atrocidade são protegidos pela lei, mas quando ouçam que ha um garimpeiro consegui uma pedra grande e atingiu 40 mil dolares, ai a justiça trabalha para prender estes indivíduos. Tudo passa pela corrupção e nada se reula senhor presidente da Republica.
Tambem no artigo 3 da mesma carta africana, nos diz o seguinte: 1. Todas as pessoas beneficiam de uma total igualdade perante a lei. 2 todas as pessoas tem direto a uma igual proteção da lei. Mas o que se constata aqui nas lundas nao beneficiamos igualdade como diz a lei nem tao pouco a proteccao, cidadao com toda sua razão tem de conhecer cadeia, para abrir uma queixa contra qualquer é necessário que pague gasosa, assim como a policia para deslocarem e intervir qualquer caso é necessário pagar valores ou ate mesmo 20 mil kwanzas para depois ser disponsado o dispositivo da policia.
A falta de meios de transporte de apoio a policia nacional tambem constitui violacao de Direitos Humanos.
Os bombeiros tambem estão sem qualquer meio de técnicos para abrandar varios incidentes, a falta de meios de protecao civil tambem constitui violação, como é que alguns políticos venham a dizer que a 9 anos estão na Lunda-Norte nao ha violação de diretos humanos? Talvez se assassinarem com filho, sobrinho ou ate mesmo esposa do governador ai sim pode se reconhecer direitos humanos na Lunda Norte.
Este papa foi espancado pela segurança Kariapemba em substituição a Bikuar em serviço da empresa sociedade mineira do cuango, este caso tambem constitui a violação de direitos huamanos.
Sem comentários:
Enviar um comentário