domingo, 5 de março de 2017

Cerca de 2,1 milhões de pessoas enfrentam risco de fome em Moçambique

Cerca de 2,1 milhões de pessoas enfrentam risco de fome em Moçambique, um aumento de 700.000 em relação a novembro face à diminuição das reservas e enquanto se espera a próxima colheita em abril, segundo a ONU.


"As colheitas começam em final de março, abril e à medida que vão passando os meses até à próxima colheita os stocks próprios da colheita passada vão diminuindo e também (...) no mercado é mais difícil comprar. Daí o aumento das pessoas afetadas", explicou à agência Lusa Karin Manente, representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Moçambique, num contacto telefónico.

Moçambique foi o ano passado um dos países mais afetados pela seca provocada pelo fenómeno El Niño e as organizações internacionais já estimavam em meados de 2016 que o pico da crise alimentar ocorresse entre novembro desse ano e o próximo mês de abril.

Segundo Karin Manente, em novembro as pessoas em risco de fome ascenderiam a 1,4 milhões, mas depois da "avaliação de campo" realizada pelo governo e os parceiros, incluindo o PAM, "a estimativa aumentou para os 2,1 milhões".

A responsável adiantou que a maioria das pessoas em insegurança alimentar aguda se encontra no sul - nas províncias de Gaza, Inhambane e no norte da província de Maputo - e no centro - sobretudo nas províncias de Tete, Sofala e Manica.

O PAM presta apoio a mais de 600.000 pessoas em Moçambique através dos seus vários programas, como é o caso do que atribui um cabaz alimentar a quem realiza trabalho comunitário alguns dias por semana.

"As comunidades escolhem qual o bem comunitário que querem construir (...), algumas escolhem fazer cisternas, outros furos (de captação de água), outras plantações agrícolas, coisas que ajudam a comunidade a melhorar e diversificar a segurança alimentar", referiu Karin Manente.

O lanche escolar é outro dos programas, que visa também manter as crianças na escola, onde são alimentadas e recebem um cabaz com comida para a família.

O PAM tem igualmente um programa de apoio "às pessoas mais afetadas pela desnutrição aguda", que prevê a doação de um "cabaz com alimentos fortificados", destinando-se às mães (grávidas e lactantes) e às crianças até aos cinco anos.

A representante do PAM adiantou que a agência das Nações Unidas também trabalha "ao nível da nutrição" nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, no norte de Moçambique. O norte não foi tão assolado pela seca, mas é uma zona onde "a desnutrição crónica é alta".

"Acreditamos que com isto conseguimos evitar que a situação se deteriorasse mais ainda", disse Karin Manente, acrescentando que se prevê que a situação vá melhorar com as próximas colheitas.

"No geral deve melhorar sim. Vai haver provavelmente necessidade humanitária de escala menor onde a colheita não foi suficiente ou não houve, mas de um modo geral acreditamos que será melhor este ano", declarou, assinalando, no entanto, que "foram dois anos de seca" pelo que "há mais a recuperar nas comunidades".

Karin Manente sublinhou, por outro lado, que "fome e desnutrição são questões multissetoriais", pelo que há "necessidade de trabalhar a nível setorial e a nível de parcerias", como o PAM tem por hábito fazer.

A representação da agência da ONU em Moçambique já elaborou "com a liderança do governo e os seus parceiros" o projeto do "plano estratégico para os próximos cinco anos", cuja aprovação pelo conselho executivo do PAM está prevista para junho.

NAOM

A morte esqueceu-se dele e tem apenas 179 anos de idade!

“Estou vivo há tanto tempo que os meus bisnetos já morreram há anos.” disse ele.
Este sapateiro reformado na India diz ter nascido em Janeiro de 1835, tendo assim uns incríveis 181. Quando esta fotografia foi tirada e a entrevista foi dada ele tinha 179 ia fazer 180.

Mahashta Mûrasi foi dito ser o homem mais velho do mundo no momento, mas também o homem que mais anos viveu em toda História, de acordo com o Guiness World Records.

Murasi nasceu em 1835 (de acordo com os registos da época), durante a era da Inglaterra colonial. Dois séculos e sete gerações mais tarde, ele já ultrapassou em vida os filhos, netos e bisnetos. Este é o lado trágico da “imortalidade”. “A morte simplesmente se esqueceu de mim”, disse Murasi. “Há muito tempo eu já não tenho mais esperança de ter permissão para morrer. Eu acho que eu sou imortal.” Murasi não faz segredo sobre o motivo de sua incrível longevidade:

“Meu truque é me render a tudo o que acontece.”

Os editores do Guinness explicam que até a altura o homem que mais tempo viveu no mundo foi o dinamarquês Thomas Peter Thorvald Kristian Ferdinand, que morreu aos 115 anos.

Bligz.com.pt

ALERTA, MOVIMENTAÇÕES ESTRANHAS, ALIANÇAS E TRAIÇÕES 2

BACIRO DJÁ FOI ENCONTRAR-SE COM DOMINGOS BOCA CUMPRIDO EM CONACRY.

Apesar de não merecer preocupações é bom que se dê a conhecer a todos a tentativa frustrada de um eventual encontro furtivo do Grupo 15 com DSP em Conacry, sob patrocinio de Alpha Condê.

Jogaram as escondidas, contando somente com espertezas saloias e não com inteligência, quando tentaram convocar os 15 a mando de Alpha Condê para irem de uma forma furtiva a Conacry , a fim de se reunirem com o DSP e fazerem pazes.
Felizmente para o processo e para a felicidade deste país e povo, Braima Camará rejeitou peremptoriamente.

Alpha Condé, que assassina recentemente 9 elementos de população tem de parar tentar fazer mal ao povo guineense. Na guiné Bissau situações destas nunca aconteceu e nem vai acontecer, porque o Presidente JOMAV é humano e racional

Baciro Djá entra nesta jogada, porque prometeu 30 carros para o PAIGC, para sua reintegração no partido e no seu lugar de Vice-Presidente, certamente que estava sob efeitos de narcóticos.

O Lider do Grupo 15, Braima Camará rejeitou, assim como Luis Oliveira Sanca. Baciro Djá ficou frustrado, porque contava apoiar a ala do PAIGC de DSP para depois vir utilizar os meios que daria o partido na sua campanha interna para liderança do PAIGC.

É seguro e garantido que o Grupo 15 nunca trairá seus camaradas e nem trairá o PRS. 

Ditaduradoprogresso.blogspot.sn

"Se se matar um deliquente, não deixamos a justiça deter essa pessoa"

O Presidente da Guiné Equatorial defendeu que a justiça não deve deter um popular que mate um delinquente no país onde a criminalidade aumenta a par da crise económica, porque isso é legítima defesa, noticiou hoje a AFP.


"Penso que devemos todos lutar contra a delinquência", declarou na sexta-feira Teodoro Obiang Nguema, perante centenas de pessoas na capital económica do país, Bata, a sexta etapa do seu périplo nacional, iniciado a 07 de fevereiro.

"Quando alguém agarra um delinquente, mesmo que o mate, nós não vamos permitir que a justiça detenha essa pessoa, porque o delinquente tem de saber que, quando vai roubar, pode ser morto", sublinhou.

Uma moratória para a suspensão temporária da pena de morte foi aprovada em 2014 pelo parlamento da Guiné Equatorial, um país com cerca de um milhão de habitantes.

A delinquência juvenil atingiu um nível sem precedentes no país produtor de petróleo cuja economia sofreu com a queda dos preços, tal como os seus vizinhos da África Central.

Vários destes jovens, autores de assaltos à mão armada, invocam a falta de trabalho como justificação, quando são detidos pela polícia.

No poder desde agosto de 1979, um recorde de longevidade no continente africano, Obiang anunciou igualmente a realização de eleições legislativas, senatoriais e municipais este ano, mas sem especificar a data.

Teodoro Obiang Nguema foi reeleito a 24 de abril de 2016, com mais de 90% dos votos, e promoveu ao cargo de vice-presidente o seu filho Teodorin, a ser julgado em França no âmbito de um caso de "bens mal adquiridos" (desvio de dinheiros públicos).

O chefe de Estado do único país africano de língua espanhola afirma querer com a sua digressão nacional agradecer aos concidadãos a sua reeleição no ano passado e também tomar conhecimento dos problemas das populações e acompanhar o avanço das obras públicas.

NAOM

A CADA MINUTO QUE PASSA AS COISAS VÃO AQUECENDO E AS FORÇAS MALIGNAS A TODO CUSTO QUEREM E DESEJAM O MAL PARA O POVO HUMILDE GUINEENSE.

ALERTA, MOVIMENTAÇÕES ESTRANHAS, ALIANÇAS E TRAIÇÕES

BACIRO DJÁ, INDINHO E MAIS ELEMENTOS REUNIDOS SECRETAMENTE EM CASA DE JOÃO BERNARDO DE MURIDO CABEVI.

OBJECTO: COMPLOT CONTRA O GRUPO 15 E PRS.

RESULTADO: PLANO FRUSTRADO E ABORTADO

CAUSAS: O GRUPO 15 CONTINUA MAIS FIRME E COESO E JAMAIS TRAIRÁ SEUS CAMARADAS E, MORMENTE PRS.


MAIS DESENVOLVIMENTO A TODO MOMENTO.

Publicada por didi lopes