quinta-feira, 2 de maio de 2013
Governo de Cabo Verde congratula-se com marcação de eleições na Guiné-Bissau
O Governo de Cabo Verde congratulou-se com a marcação da data das eleições gerais na Guiné-Bissau, aprovada na terça-feira pelo Parlamento guineense, que definiu também o período de transição.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, que falava na terça-feira à margem de uma conferência de imprensa para um balanço da visita a Cabo Verde da sua homóloga angolana, Ângela Bragança, salientou que o Governo cabo-verdiano aguarda agora por uma evolução positiva da "boa nova".
"Tivemos a informação de que houve um acordo em Bissau, precisamente um acordo que vai permitir a realização das eleições até ao final deste ano. Vamos aguardar para ver se essa boa nova terá a evolução que esperamos", disse.
Os partidos políticos, militares, instituições religiosas e líderes sindicais da Guiné-Bissau acordaram no Parlamento que as eleições gerais serão realizadas em novembro próximo e que o período de transição, desencadeado com o golpe de Estado de 12 de abril de 2012, deverá terminar a 31 de dezembro deste ano.
Além das eleições em novembro, em data a ser marcada pelo presidente guineense de transição, Serifo Nhamadjo, as partes concordaram também na formação de um novo Governo "mais inclusivo" e ainda na eleição de um novo presidente da Comissão Nacional de Eleições, cujo nome deve ser indicado pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário