Por noticiasaominuto.com
O consumo de mel aumenta nesta época do ano, uma vez que este alimento é usado para ajudar no tratamento de gripes e constipações.
Na Bíblia, livro que é muito consultado também em tempo de Natal, é aconselhado o consumo de mel (no livro de Provérbios), referindo-se que dá saúde.
Mas será isto verdade? Quais os reais benefícios do mel?
Segundo o website da Cleveland Clinic, para além de desempenhar muito bem o papel de adoçante natural, o mel traz muitos benefícios para a saúde.
"O mel obtém a sua doçura da própria composição química", refere a nutricionista Beth Czerwony. "É composto por dois açúcares simples, a glicose e a frutose, mais uma série de minerais", acrescenta.
A especialista alerta que sendo um açúcar líquido, e tal como todas as outras formas de açúcar, o mel deve ser consumido com moderação. No entanto, ao contrário do açúcar comum tem um lado bom para a saúde.
Benefícios do mel para a saúde
1. Rico em antioxidantes
O mel contém flavonoides e polifenóis, compostos encontrados em alimentos de origem natural. Estes compostos possuem propriedades anti-inflamatórias que atuam como poderosos antioxidantes no organismo.
Os antioxidantes ajudam a combater as moléculas instáveis no corpo conhecidas como radicais livres. Isto é particularmente importante, pois estes radicais podem danificar as células, levando a problemas de saúde como cancro, doenças cardíacas e doenças autoimunes.
Assim, é importante que se tenha uma dieta rica em antioxidantes.
2. Possui propriedades anti-inflamatórias
Os flavonoides e os polifenóis têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando desta forma a reduzir a inflamação.
A inflamação faz parte do processo natural de cura no corpo, tendo em conta que ajuda na recuperação de lesões e combate invasores externos, como germes e vírus. Mas, quando persiste durante muito tempo, acaba por se tornar em inflamação crónica.
"A alimentação desempenha um papel fundamental no nível de inflamação que se sente", realça a nutricionista. "Alguns alimentos, como os ultraprocessados e os açúcares, podem causar inflamação, enquanto alimentos naturais com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzi-la e a manter o seu bem-estar", afirma.
O mel revela-se uma boa opção dada a sua vertente anti-inflamatória.
3. Alivia a tosse e a dor de garganta
Se já adicionou uma colher de mel ao seu chá quando estava doente, isto não foi por acaso.
"O mel é um remédio caseiro natural que pode ajudar a aliviar a irritação e a diminuir a inflamação da garganta inflamada", nota Czerwony.
4. Ajuda a tratar feridas e queimaduras
Há um tipo específico de mel - o mel de manuka - que pode ser usado como tratamento tópico, isto é, na cicatrização de cortes e feridas.
"Estudos demonstraram que o mel de manuka contém antioxidantes, além de propriedades antibacterianas e antifúngicas", afirma a nutricionista.
5. Ajuda a tratar o acene
Tal como o tratamento de feridas, o mel de manuka - assim como o mel cru - revelaram-se eficazes no tratamento do acne. "O mel contém uma enzima chamada catalase, que ajuda a aliviar inflamações leves", afirma a especialista.
Os benefícios do mel não se ficam por aqui. Há outros ainda a ter em conta, nomeadamente:
- Proteção do sistema cardiovascular
- Alívio dos sintomas de gastroenterite
- Prevenção de distúrbios de memória
Importa ainda tomar atenção ao tipo de mel que compra. Quanto mais transparente, mais processado, pelo que o mel cru, se o conseguir comprar, será sempre a melhor opção.
Procure também por conhecer a origem do mel que compra, consultando o produtor e preferindo sempre os de origem biológica.

Sem comentários:
Enviar um comentário