quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Atualização: SOBE PARA 3 NÚMERO DE MORTES EM INCÊNDIO QUE HOSPITALIZOU 163 PESSOAS NOS HOSPITAIS DE BAFATÁ E SIMÃO MENDES EM BISSAU

Por RSM 18.02.2026

A cidade de Bafatá está mergulhada em luto após a confirmação de mais uma vítima mortal do incêndio devastador que abalou a região esta semana.

A terceira vítima fazia parte do grupo de 21 pessoas transferidas em estado crítico para o Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, onde recebiam cuidados intensivos devido à gravidade das queimaduras.

Autoridades de saúde indicam que vários pacientes continuam em estado delicado, o que mantém o país em alerta.

A tragédia provocou uma reação imediata do Executivo. Na segunda-feira, o primeiro-ministro de transição, Ilídio Vieira Té, anunciou o encerramento imediato das bombas improvisadas de venda de combustível, consideradas uma das principais causas de incidentes do género no país.

Num gesto de solidariedade, o futebolista guineense Roger Fernandes, atualmente a atuar na Arábia Saudita, doou 10 milhões de francos CFA para apoiar o tratamento das vítimas.

O gesto foi amplamente elogiado por diversas organizações nacionais, sendo visto como um exemplo de união num momento de dor coletiva.

Diversas organizações nacionais continuam a mobilizar apoios para as famílias afetadas. Enquanto isso, as autoridades reforçam os apelos ao cumprimento das novas medidas de segurança.

A tragédia de Bafatá reacende o debate sobre a comercialização informal de combustível e a necessidade urgente de maior fiscalização para evitar que episódios semelhantes voltem a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário